Ensino_EducacaoBasica

Secretaria restringe acesso de veículos de comunicação a escolas do DF

Professores estão vetados de dar entrevistas sem prévia autorização da assessoria de comunicação da pasta

postado em 28/04/2015 14:35

[SAIBAMAIS] Docentes e alunos da rede pública de ensino do DF estão vetados de dar entrevistas a meios de comunicação sem autorização da Secretaria de Educação. O acesso de equipes de reportagem aos estabelecimentos de ensino também está restrito, de acordo com circular assinada na última quinta-feira (23) pelo secretário adjunto Clóvis Lúcio da Fonseca Sabino. A decisão foi tomada após incidente na Escola de Música de Brasília na semana passada, quando a direção da instituição impediu a realização de uma assembleia de professores por meio de liminar na Justiça, em ato que teve ampla cobertura da mídia.

O diretor do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), Cláudio Antunes, repudia o documento. ;Nós vemos com muita preocupação a essa decisão, pois sempre prezamos pela liberdade de imprensa. A orientação que damos aos professores é que continuem chamando as equipes de reportagem quando for preciso fazer uma denúncia e mostrar as situações das escolas. O documento é inconstitucional;, diz. Em nota, o sindicato afirma que ;o documento assinado pelo gabinete do Secretário de Educação é análogo aos Atos Institucionais 5, 14 e 15 do regime militar, época que teria ficado para trás na história do país;. Antunes comenta que já tinha uma reunião marcada com representantes da pasta na próxima quinta-feira, e que o assunto deve entrar em pauta.

Em nota, a secretaria afirma que o documento não pretendo coibir a atuação de veículos de comunicação. Leia o texto a seguir.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal informa que a Circular 11/2015 em nenhum momento busca censurar a comunidade escolar, tampouco coibir o acesso da imprensa às escolas da rede. O documento, de caráter preventivo, visa, prioritariamente, preservar a imagem dos estudantes da rede pública de ensino, evitando a exposição desnecessária e sem autorização prévia do uso de imagem, em especial nas redes sociais institucionais, e unificar as informações oficiais no âmbito do Governo de Brasília.

Infelizmente, diante do impasse envolvendo professores e direção da Escola de Música de Brasília, a circular em questão gerou dúbia interpretação. Cabe frisar que o acesso da imprensa às unidades escolares nunca foi proibido pela Secretaria, desde que a Ascom seja comunicada.


Confira abaixo a íntegra do documento
Professores estão vetados de dar entrevistas sem prévia autorização da assessoria de comunicação da pasta
Professores estão vetados de dar entrevistas sem prévia autorização da assessoria de comunicação da pasta

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação