Ensino_EducacaoBasica

Alunos do CEF 306 Norte participam da Semana de Jogos Esportivos

A escola promove a segunda edição dos Jogos Interclasse. Cerca de 200 alunos participam da competição

postado em 11/05/2015 16:17

Ao som da banda do 1; regimento da Cavalaria da Guarda Presidencial do Exército, os alunos do 6; e 7; anos do Centro de Ensino Fundamental 306 Norte desfilaram, na manhã desta segunda-feira (11), no pátio da escola com bandeiras nas mãos. Foi assim que começou a cerimônia de abertura do II Jogos Interclasse (JICEF 306 Norte), que ocorre até a sexta-feira (15). Durante o evento, os alunos disputarão medalhas em quatro categorias: tênis de mesa, xadrez, queimada e futsal. A iniciativa tem apoio da Prefeitura Militar de Brasília (PMB) que administra a quadra 306 Norte, onde existem prédios funcionais do Exército.


Banda do Exército animou a solenidade. Cerca de 200 alunos, distribuídos em 10 turmas (divididas igualmente entre 6; e 7; anos), apresentaram hoje os gritos de guerra que a torcida de cada sala cantará para impulsionar os atletas, além da bandeira que representa cada equipe. ;Motivados pelos Jogos Escolares do Distrito Federal, realizado pela Secretaria de Educação, decidimos fazer os jogos internos no ano passado. Como os garotos gostaram, decidimos continuar;, conta a diretora do colégio Ana Paula Salim.

Um dos coordenadores do projeto, o assistente de direção André Miranda, afirma que os jogos são importantes para o desenvolvimento social do aluno. ;Tentamos ensiná-los a lidar com a derrota, respeitar o adversário além de trabalhar o espírito de equipe, a autoestima e o respeito as regras e normas, como existem em todo esporte;, afirma.


Diogo dos Santos e Matheus Benatti disputam o torneio de futsal A regra mais difícil de cumprir para o aluno do 6; ano A Diogo Henrique dos Santos, 11 anos, é não xingar durante a competição. ;É difícil não falar palavrão durante os jogos, porque, às vezes, fico irritado e quero gritar com meu adversário. Não é sempre que consigo me controlar, mas tento,; explica. Ele faz parte do time de futsal da turma, junto com Matheus Benatti,11, que gosta da iniciativa do colégio. ;É importante ter esses jogos na escola para os alunos exercitarem o corpo e para melhorar a saúde;, opina. Apesar de estar animado com o evento, o aluno não está muito otimista com o resultado da equipe ;Não temos armas secretas e não acho que o nosso time é o melhor, mas talvez a gente possa ganhar uma partida;, fala.


Naja Quatman está animada com a competição Naja Pinto Quatman, 11, aluna do 7; E, também está insegura quanto ao resultado, mas nem por isso está desanimada com os jogos. ;Não estou muito confiante porque fui escolhida para jogar tênis de mesa, mas não me acho tão boa. Mesmo assim, tentei me preparar para o torneio treinando com alguns amigos aqui no colégio e em casa também;, conta. Para os times de futsal e queimada, todos os alunos podem participar. Os atletas da modalidade de tênis de mesa e de Xadrez são eleitos pelas professoras de educação física e matemática, respectivamente.


Diferentemente dos colegas, Alice Silva, 10, do 6; B, acha que consegue ganhar uma medalha na disputa de Xadrez. ;Treino nas aulas e também em casa pelo computador com aplicativos para o jogo. Acho que sou uma boa jogadora e tenho chances de vencer;, afirma. Ela garante que o esse esporte melhora seu desempenho na escola. ;Percebi que o jogo me ajuda a raciocinar melhor para resolver equações;, garante. A professora de matemática Claudecir Melo afirma que, de fato, o jogo de tabuleiro ajuda no desenvolvimento escolar do aluno. ;Ele é peça fundamental para a sala de aula porque ajuda o aluno a desenvolver raciocínio lógico, a saber traçar uma estratégia e buscar solução para os problemas, seja na aula ou até mesmo no dia a dia;, diz. Para ela, os jogos são uma oportunidade de descobrir os talentos que cada aluno tem. ;Eles esperam muito por esse momento;. A partir desses jogos, descobrimos muitos talentos,; conta.


Alice Silva acha que será vencedora na competição de xadrez As disputas começam amanhã. As competições de tênis de mesa ocorrem no pátio do colégio e as de xadrez na sala número 1. Os jogos de queimada e futebol serão realizados na quadra de esportes dos moradores. O deslocamento das crianças até o local é acompanhado pelos professoras. Socorristas foram contratados para acompanhar as atividades dos alunos. Os três primeiros colocados de cada modalidade serão premiados com medalhas. Os responsáveis pelos alunos são convidados a acompanhar cada etapa da competição.


Os jogos finais serão realizados sexta-feira (15) e a cerimônia de premiação ocorrerá sábado (16), antes da reunião de entrega de boletins.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação