Ensino_EducacaoBasica

Comissão rejeita destinação de 14º e 15º salários de parlamentares

postado em 18/05/2015 14:20
A Comissão de Educação rejeitou o Projeto de Lei 5694/13, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que destina ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) os recursos remanescentes da extinção do pagamento de ajuda de custo aos parlamentares (14; e 15; salários), aprovada em março de 2013 pela Casa. Ainda conforme o texto, o valor seria atualizado a cada ano pelo índice oficial de inflação.

A comissão aprovou o voto em separado da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO). ;Por mais bem intencionada que seja, a proposta acaba por desviar o foco do essencial: é preciso discutir com seriedade fontes para aprimorar o financiamento da educação brasileira.;

De acordo com a autora, o fim do pagamento dessa subvenção no início e no final de cada ano representaria economia de cerca de R$ 100 milhões até 2015. Professora Dorinha afirmou que o valor é muito aquém dos R$ 10,8 bilhões de complementação do Fundeb em 2013.

;A ampliação do valor da complementação da União é mais importante que proposições pretensamente moralizadoras que esbarram em debate com discussão mais consistente;, disse.

O projeto já tinha recebido outro parecer pela aprovação, em agosto de 2014, pela então relatora, deputada Margarida Salomão (PT-MG), que não chegou a ser votado. Segundo Professora Dorinha, a relatora original mudou seu parecer por causa da opinião contrária da deputada do DEM. ;Do ponto de vista administrativo seria impraticável, e esse orçamento [dos 14; e 15; salários] nem existe mais;, afirmou a relatora substituta.

Tramitação
O projeto ainda será analisado, de forma conclusiva, pelas comissões de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação