Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Colégio Marista levará alunos para Dublin

Ao todo, 10 estudantes do ensino médio participarão do programa de intercâmbios 2015

Alunos do Colégio Marista terão férias bem diferentes em julho deste ano. O programa de intercâmbios 2015, realizado pela Província Marista Brasil Centro-Norte, levará estudantes do ensino médio a Dublin, na Irlanda. Além do destino principal, os intercambistas também passarão um tempo em Paris, na França, para o intercâmbio cultural.

Dez estudantes participarão do programa neste ano, sendo um de São Luís (MA), seis de Montes Claros (MG), um de Colatina (ES), um de João Pessoa (PB) e uma de Taguatinga (DF). Eles serão recebidos pelo colégio marista local, que ficará à frente da hospedagem, alimentação, das atividades complementares e dos serviços turísticos.

O intercâmbio, que será realizado entre 4 e 26 de julho, é programado para o aperfeiçoamento de línguas estrangeiras. Na capital irlandesa, os alunos serão acomodados em casas de famílias vinculadas à rede Marista e participarão, durante três semanas, de um curso de inglês com 20 horas semanais no Moyle Park College, que também é um colégio da rede. Além das aulas, atividades sociais, esportivas e recreativas serão oferecidas de segunda a sexta-feira na parte da tarde.

Entre 26 de julho e 2 de agosto, a programação contará com passeios turísticos, históricos e culturais em Paris, com visitas à Catedral de Notre Dame, ao Arco do Triunfo, ao Museu do Louvre, à Torre Eiffel e até à Disney de Paris. Todo o intercâmbio será acompanhado por professores e irmãos religiosos maristas.

Luana Medeiros, 16 anos, cursa o 3; ano do ensino médio e participará do intercâmbio pelo Colégio Marista Champagnat de Taguatinga. A estudante pretende estudar publicidade e acredita que a experiência do intercâmbio trará uma visão ampliada de outras culturas. "Há uma diferença entre o que aprendemos nos cursos de inglês para a língua no dia a dia, e poder ter esse contato com a prática é muito bacana. Estou muito animada com essa oportunidade", comenta Luana.

Seleção

O público-alvo do programa Intercâmbio Marista são estudantes do ensino médio. A área responsável pelo programa, com sede no escritório central da Província Marista Brasil Centro-Norte, em Brasília , abre o processo seletivo com a quantidade de vagas disponíveis no ano, e os colégios da rede de ensino fazem a divulgação do período de inscrição que, neste ano, foi entre 7 e 15 de maio. Em seguida, as famílias interessadas realizam o pedido de inscrição do filho na viagem.

Em 2015, a instituição disponibilizou 15 vagas para os 19 colégios vinculados à Província Marista Brasil Centro-Norte, localizados nos estados de Alagoas, Bahia, Espirito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Tocantins e o Distrito Federal. Do total das 15 vagas, dez foram preenchidas. Os selecionados pagam a viagem, e o Marista cuida da parte pedagógica e cultural do projeto.