Ensino_EducacaoBasica

Colégio Marista levará alunos para Dublin

Ao todo, 10 estudantes do ensino médio participarão do programa de intercâmbios 2015

postado em 27/05/2015 08:33

Luana Medeiros participará do intercâmbio pelo Colégio Marista Champagnat de Taguatinga.Alunos do Colégio Marista terão férias bem diferentes em julho deste ano. O programa de intercâmbios 2015, realizado pela Província Marista Brasil Centro-Norte, levará estudantes do ensino médio a Dublin, na Irlanda. Além do destino principal, os intercambistas também passarão um tempo em Paris, na França, para o intercâmbio cultural.

Dez estudantes participarão do programa neste ano, sendo um de São Luís (MA), seis de Montes Claros (MG), um de Colatina (ES), um de João Pessoa (PB) e uma de Taguatinga (DF). Eles serão recebidos pelo colégio marista local, que ficará à frente da hospedagem, alimentação, das atividades complementares e dos serviços turísticos.

O intercâmbio, que será realizado entre 4 e 26 de julho, é programado para o aperfeiçoamento de línguas estrangeiras. Na capital irlandesa, os alunos serão acomodados em casas de famílias vinculadas à rede Marista e participarão, durante três semanas, de um curso de inglês com 20 horas semanais no Moyle Park College, que também é um colégio da rede. Além das aulas, atividades sociais, esportivas e recreativas serão oferecidas de segunda a sexta-feira na parte da tarde.

Entre 26 de julho e 2 de agosto, a programação contará com passeios turísticos, históricos e culturais em Paris, com visitas à Catedral de Notre Dame, ao Arco do Triunfo, ao Museu do Louvre, à Torre Eiffel e até à Disney de Paris. Todo o intercâmbio será acompanhado por professores e irmãos religiosos maristas.

Luana Medeiros, 16 anos, cursa o 3; ano do ensino médio e participará do intercâmbio pelo Colégio Marista Champagnat de Taguatinga. A estudante pretende estudar publicidade e acredita que a experiência do intercâmbio trará uma visão ampliada de outras culturas. "Há uma diferença entre o que aprendemos nos cursos de inglês para a língua no dia a dia, e poder ter esse contato com a prática é muito bacana. Estou muito animada com essa oportunidade", comenta Luana.

Seleção

O público-alvo do programa Intercâmbio Marista são estudantes do ensino médio. A área responsável pelo programa, com sede no escritório central da Província Marista Brasil Centro-Norte, em Brasília , abre o processo seletivo com a quantidade de vagas disponíveis no ano, e os colégios da rede de ensino fazem a divulgação do período de inscrição que, neste ano, foi entre 7 e 15 de maio. Em seguida, as famílias interessadas realizam o pedido de inscrição do filho na viagem.

Em 2015, a instituição disponibilizou 15 vagas para os 19 colégios vinculados à Província Marista Brasil Centro-Norte, localizados nos estados de Alagoas, Bahia, Espirito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Tocantins e o Distrito Federal. Do total das 15 vagas, dez foram preenchidas. Os selecionados pagam a viagem, e o Marista cuida da parte pedagógica e cultural do projeto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação