A Fundação Carlos Chagas (FCC) está com inscrições abertas até 15 de agosto para o prêmio Professor Rubens Murillo Marques, que pretende revelar as melhores experiências educativas inovadoras desenvolvidas por docentes. A iniciativa tem como objetivo estimular as boas práticas implementadas nos cursos de licenciatura e contribuir para a valorização da profissão de professor.
Para concorrer, é necessário que o conteúdo dos projetos aborde experiências realizadas e concluídas do ano passado até junho deste ano e sejam comprovados por documentos como relatórios de obtenção de créditos na disciplina, avaliações e provas aplicadas durante a execução do projeto, depoimentos em vídeo dos participantes ou trabalhos e atividades realizadas pelos estudantes. Os vencedores vão receber R$ 20 mil e ter os projetos publicados na coleção de textos da FCC. Os trabalhos que não forem premiados, mas que também se destaquem pela qualidade e criatividade devem receber menções honrosas. A avaliação será feita por comissão de especialistas, constituída pela fundação, que analisará os trabalhos de acordo a adequação entre os objetivos e as ações desenvolvidas para promover a aprendizagem.
No ano passado, os professores premiados foram Nabil Araujo de Souza, do Instituto de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com o projeto Ensino de Literatura e Desenvolvimento da Competência Crítica: uma ;terceira via; didático-pedagógica; e o professor Diego Adaylano Monteiro Rodrigues, do Departamento de Biologia da UFC, com a iniciativa Novos Saberes ao Estudar e Ensinar Ciências: a construção de uma revista infantil, virtual e o desenvolvimento de projetos de divulgação científica. Os interessados devem acessar o regulamento disponível no site www.fcc.org.br.