Ensino_EducacaoBasica

Professor da faculdade de ciências da saúde recebe título de emérito

Com 39 anos como professor da Universidade de Brasília (UnB), José Garrofe Dórea é referência internacional na área. Em homenagem, prédio do curso de nutrição também recebeu nome do docente

postado em 23/07/2015 11:50
Professor José Dórea (ao centro) foi homenageado com título de emérito da Universidade de BrasíliaO professor José Garrofe Dórea, da faculdade de ciências da saúde da Universidade de Brasília, foi condecorados com o título de professor emérito pelos trabalhos prestado na instituição. A cerimônia reuniu professores, amigos, familiares e alunos e ex-alunos. Ele foi professor da instituição entre 1975 e 2014, quando se aposentou como professor titular.

Dórea também foi homenageado pelo núcleo de nutrição da universidade, que ganhou um prédio com o nome dele em reconhecimento ao trabalho prestado. O professor foi responsável por iniciar o curso de graduação em nutrição na universidade e também idealizador do primeiro programa de pós-graduação da faculdade de saúde.

;O currículo acadêmico de Dórea é de fazer inveja! Entre os 2,5 mil professores da UnB, a produção intelectual dele está no topo da lista. São mais de 230 trabalhos científicos publicados em revistas de primeira linha internacional e com altíssimo impacto acadêmico;, destacou o professor Volnei Garrafa do Departamento de Saúde Coletiva da universidade em discurso durante a cerimônia de condecoração, realizada no dia 30 de junho no auditório do prédio da reitoria.

Trajetória de sucesso
Além dos trabalhos como docente, Dórea publicou mais de 170 artigos e prestou quatro consultorias internacionais, entre 2009 e 2013, à Agência Internacional de Energia Atômica assessorando diretamente em estudos e projetos sobre a ação de poluentes ambientais no leite humano.

Além disso, o professor da UnB é referência mundial em pesquisas sobre contaminação por baixas doses de mercúrio e defende o fim da utilização do timerosal (substância à base de mercúrio utilizada para conservar as doses) em vacinas para bebês e crianças.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação