Ensino_EducacaoBasica

Dicas de português

postado em 09/09/2015 14:06

Pistas para o Enem (1)
Vai fazer o Enem?Você tem companhia. Mais de 8 milhões de estudantes também vão. Todos têm um objetivo: entrar na
universidade. Mas a fila é grande; as vagas, pra lá de limitadas. Para chegar lá, só há uma entrada. Sair-se melhor que os concorrentes. Há jeitos. O principal é fazer uma redação nota 1.000. A coluna dará pistas que o encaminharão ao objetivo. Vamos a elas.


PISTA 1


Entenda a proposta de redação


;A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta da língua portuguesa sobre o tema xxxx apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.;

Vamos por partes


1. O que são textos motivadores?
É ajudinha que a banca oferece aos candidatos. São citações, Mparágrafos, gráficos, charges, quadrinhos que têm duas funções. Uma: avivar a memória da moçada. A outra: mandar pras cucuias a desculpa da falta de assunto. Eles fornecem informações que podem ser organizadas e aproveitadas na redação.


2. Pode-se copiar o texto ou parte do texto motivador?


Nãoooooooo. Xô, cópia! Mas você pode referi-lo na redação. Pode, também, aproveitar a ideia, mas exprimi-la de outro jeito.Lembre-se: a língua é um sistema de possibilidades. Escolha uma
diferente da apresentada.

3. Quais são os ;conhecimentos com base na sua formação;?

Todos. Ao longo da vida, nós conversamos comtanta gente, fizemos tantas viagens curtas ou longas, vimos tantos filmes, lemos tantos livros, tantos jornais, tantas revistas e tantas apostilas, navegamos tanto na internet, jogamos tantos games, assistimos a tantos programas de televisão, ouvimos tantas músicas, aprendemos tantas expressões, estivemos presentesem tantas aulas, respondemos a tantos desafios... Ufa! Temos experiência para dar, vender e emprestar. Todas são bem-vindas na hora de argumentar.


4. Que é ;texto dissertativo-argumentativo;?


Trata-se de texto que defendeumponto de vista.Oprimeiro passo é ter o ponto de vista. Se o tema, por exemplo, for a descriminalização da maconha, você precisa tomar posição. Pergunte-se com todas as letras: sou a favor ou contra a legalização da erva? Se sou a favor, tenho de dizer por quê. Se contra, também tenho de justificar.

Aí entramos textos motivadores. Eles não respondem à questão, mas dão pistas para a resposta. Entram, também, os conhecimentos acumulados ao longo da vida. Façauma listinha deles. Depois, selecione os mais adequados ao objetivo que você quer alcançar. (Nas próximas colunas, vamos fazer o plano do texto).


5. O que se entende por norma culta da língua portuguesa?


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação