Ensino_EducacaoBasica

Prazos de matrícula na rede pública de ensino do DF são divulgados

Datas variam de acordo com o objetivo do estudante: novos estudantes devem se inscrever entre 1º e 23 de outubro; renovação de matrículas será feita de 5 a 16 de outubro

postado em 29/09/2015 15:57

Quem quer estudar em escolas públicas do Distrito Federal em 2016, renovar a inscrição ou matricular o filho já pode ficar atento: o calendário de matrículas foi divulgado nesta terça-feira (29). O período para demonstrar interesse começa em outubro, e varia de acordo com o objetivo do estudante.

As inscrições para as creches públicas independem desse período. A matrícula nos Centros de Educação da Primeira Infância (Cepi) e nas instituições conveniadas são feitas nas coordenações regionais de ensino, no último dia útil de cada mês.


Novas inscrições

De 1; a 23 de outubro, devem se matricular novos estudantes para educação infantil e ensinos fundamental e médio. O responsável deve ligar para 156 (e teclar opção 2). É preciso informar nome completo, data de nascimento, nome do responsável e CEP da residência ou do trabalho do responsável. Não há escolha de unidade escolar, já que as crianças e adolescentes são alocados de acordo com o CEP informado. Para quem estuda na rede particular e quer ingressar na rede pública em 2016, há também a opção de fazer o registro pelo site da Secretaria de Educação.

A Secretaria de Educação prevê que a maior demanda de novas inscrições é para os primeiros anos do ensino fundamental (1; a 5; anos). Por isso, é importante não perder o prazo, pois quando surgirem vagas remanescentes no próximo ano, fica mais difícil encontrar escola próxima ao local de residência ou de trabalho do responsável

De 5 a 20 de outubro, é a vez de ser feita a inscrição de novos estudantes com deficiência. Os responsáveis devem procurar a Gerência de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional nas Coordenações Regionais de Ensino de onde deseja pleitear a vaga. É preciso levar relatórios médicos e documentos pessoais e escolares do estudante, além de documentos do responsável.

As inscrições para novos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (no ensino fundamental, para alunos a partir de 16 anos; no ensino médio, para alunos a partir de 18) pelo número 156, opção 2, devem ser feitas de 24 a 31 de outubro. Nesse caso, é possível informar a escola em que o candidato deseja estudar. É necessário informar dados pessoais, como nome completo e data de nascimento, além do CEP da residência e a última série escolar concluída.

Renovação de matrícula

Quem estudou na rede pública de ensino em 2015, deve fazer a renovação de matricula nas secretarias das unidades escolas de 5 a 16 de outubro. O remanejamento de estudantes com deficiência deve ser solicitado também nesse período. De 26 de outubro a 6 de novembro é o período destinado às inscrições para remanejamento escolar (exceto para alunos com deficiência). O procedimento interno permite ao estudante regularmente matriculado na rede pública de ensino, no ano letivo de 2015, mudar para outra unidade escolar em 2016.

Resultados
Na renovação de matrícula, a confirmação é imediata. Nos demais casos (novas inscrições e remanejamento), os resultados serão divulgados em 16 de dezembro, às 17 horas, no site da Secretaria de Educação e nas coordenações regionais de ensino. O período de efetivação de matrículas será divulgado posteriormente.

Confira o calendário completo:

Datas variam de acordo com o objetivo do estudante: novos estudantes devem se inscrever entre 1º e 23 de outubro; renovação de matrículas será feita de 5 a 16 de outubro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação