Ensino_EducacaoBasica

Dicas de português

Dad Squarisi
postado em 04/10/2015 14:05

Recado
;Livro tem disto: há de ser lido no momento oportuno.;
Pedro Rogério Moreira


 (Ed Alves/CB/D.A Press)


De rosas e patos
Brasília saiu da rotina. Na quarta, dormiu vestida de rosa. Os monumentos, cartões-postais da capital, ganharam a cor feminina. Trata-se de simpático alerta para a importância da prevenção do câncer de mama. O recado: bobear é proibido. O mal, que mutila e mata, pode ser vencido. Basta antecipar-se a ele.

Na quinta, enorme pato amarelo amanheceu no gramado do Congresso Nacional. ;Não vou pagar o pato;, diz o texto que o bichão exibe na barriga. A mensagem: os brasileiros se cansaram de sustentar a farra de governantes irresponsáveis. Eles fazem a festa com o dinheiro público. Sem caixa, avançam no bolso dos contribuintes. Aumentam os impostos. Simples assim. A orgia acabou.


Lição 1
As campanhas ensinam lições. De um lado, reforçam a cidadania. De outro, inspiram dicas de português. Uma: chama a atenção para a exceção da reforma ortográfica. Na mudança, foi-se o hífen que ligava palavras compostas por, no mínimo, três vocábulos ligados por preposição, pronome, conjunção. É o caso de pé de moleque, testa de ferro, tomara que caia, mão de obra, etc. e tal.

Cor-de-rosa se enquadra na regra. Mas manteve o tracinho. Por quê? Porque foi citada como exceção. Água-de-colônia e pé-de-meia lhe fazem companhia. As demais cores entraram na vala comum: cor de laranja, cor de damasco, cor de gelo, cor de marfim, cor de burro quando foge.


Lição 2
A outra dica cutuca a curiosidade. Trata-se da expressão pagar o pato. O significado: fazer papel de tolo, pagar para que os outros aproveitem, arcar com as despesas alheias, ser ludibriado. Em português claro ; bancar o otário. Vamos combinar? Ninguém merece.

Qual a origem do dito? Há versões pra dar e vender. Uma delas remete a história escrita em latim. Giovanni Francesco Poggio Bracciolini conta que uma mulher comprou um pato. Em vez de dinheiro, prometeu pagar com namorinho. O marido chegou e viu a cena. Pra evitar confusão, decidiu pagar o pato. Com dinheiro.


Lição 3
;Não vou pagar o pato; faz parte de campanha da Fiesp contra a volta do Imposto do Cheque e o aumento da carga tributária. A coleta de assinaturas é feita na internet. Trata-se de abaixo-assinado eletrônico. Vale o toque: abaixo-assinado, com hífen, é o documento. Abaixo assinado, livre e solto, é o signatário, a pessoa que assina: Os manifestantes entregaram o abaixo-assinado ao governador. João da Silva, abaixo assinado, requer o seguinte...


Fim do túnel
No fim, tudo dá certo. Se não deu, é porque ainda não chegou ao fim.; (Fernando Sabino)


Troca-troca na Esplanada
O governo está no vermelho. Sem dinheiro, Dilma precisa apertar os cintos. Como? Prometeu diminuir o tamanho do Estado. Com menos ministérios, gastaria menos. Mas a presidente não combinou com os russos. Pressões vieram de todos os lados. Resultado: o que se viu é troca-troca de ministros. Mercadante sai da Casa Civil e volta pro MEC. Jaques Wagner deixa a Defesa e ocupa a cadeira deixada por Mercadante.


Etc. Etc. Etc.
;Tudo como dantes no quartel de Abrantes;, repetem críticos, analistas e gente como eu e você. Reprisa-se a velha história de trocar apoio por cargos. Voltou à tona, então, expressão que não sai de cartaz. É o toma lá dá cá. Ela se escreve assim ; sem tirar nem pôr.


Leitor pergunta
Aonde está você agora; aparece na letra de pelo menos duas canções e agora é nome de peça de teatro... Não deveria ser ;onde;?

Marcio Silva, lugar incerto

Aonde é ilustre senhora casada. O enlace é raro como dinheiro na praça. Ocorre com verbo que preenche duas condições. Uma: indicar movimento. A outra: exigir a preposição a. É o caso de ir.

A gente vai a algum lugar: Aonde você vai? Gostaria de saber aonde você vai. Não sei aonde ele foi.

O verbo estar está por fora, não? Ele não indica movimento. Nem exige a preposição a. Com ele, só o onde tem a vez. Vem, solteirinho: Onde você está agora? Não sei onde você está. Gostaria que me dissesse onde ele está.

Atenção, atenção. Artista tem licença poética. Pode desobedecer às regras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação