Desde a manhã desta sexta-feira (13), jovens alunos participam de passeata na Esplanada dos Ministérios. O evento foi organizado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Trata-se de uma manifestação em defesa da democracia, contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a favor da saída de Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados. A expectativa da organização era de que 10 mil estudantes e integrantes de movimentos sociais participassem do ato, mas foram contabilizadas cerca de 5 mil pessoas no movimento.
[SAIBAMAIS]Os estudantes se agruparam em frente ao Ministério da Educação, apesar de a ideia inicial ter sido de uma manifestação em frente ao Congresso Nacional. Os ativistas criticam a crise econômica, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e a redução da maioridade penal. Além disso, defendem o exercício da democracia e a melhoria na educação pública.
Alguns dos gritos de ordem dos participantes são: "Esse movimento não é de líderes fakes, mas a juventude que está na rua", "Assim como a juventude conseguiu derrubar Collor, vamos derrubar Cunha", "Não concordamos com o impeachment da presidente, não é solução e sim uma reforma política". Durante a caminhada pacífica, policiais acompanham os estudantes.
Com informações da editoria Brasil.