O calendário de reposição das aulas do Distrito Federal foi divulgado. As férias escolares serão de 25 de janeiro a 23 de fevereiro. Anteriormente, a data prevista era de 11 de janeiro até 9 de fevereiro.
Os alunos terão aulas aos sábado, durante os meses de novembro e dezembro. Já em janeiro, as aulas ocorrerão durante as duas primeiras semanas. A medida busca compensar cerca de um mês de paralisação dos professores, que somara 19 dias letivos. A equipe gestora de cada uma das 14 unidades regionais de ensino escolar atingida pela greve dos docentes terá esta semana para definir como será aplicado o calendário de reposição das aulas. O cronograma respeitará a realidade de cada instituição, que deverá garantir o cumprimento dos 200 dias previstos em lei para fechar o ano letivo.
Os profissionais terão disponíveis para reposição os sábados de novembro e parte dos de dezembro ; com exceção de 26 ;, além dos dias úteis e sábados do período de 29 de dezembro a 22 de janeiro de 2016, sendo que a última semana é referente ao recesso escolar. Os dias parados serão repostos pelos discentes das disciplinas e por profissionais readaptados (que atuam em outras áreas, como a administrativa), temporários ou gestores escolares. No penúltimo caso, se o contrato de trabalho já estiver vencido, será preciso que ele volte à unidade escolar para repor o conteúdo.
As aulas deverão ser repostas, preferencialmente, no turno original da turma. Será permitida mudança desde que haja aceitação de todos os docentes e do conselho escolar de cada instituição ; composto por professores, pais e estudantes. O conteúdo deverá ser repassado presencialmente.
Confira o calendário de reposição:
Com informações da Agência Brasília