Ensino_EducacaoBasica

Nos vestígios da língua portuguesa

O famoso detetive Verbond e o estudante Zeca saem à procura de um vilão que roubou todo o conhecimento dos alunos e professores do Colégio Sagralles: é a aventura do livro 007 e o sujeito, que será lançado neste sábado (28) por quatro estudantes brasilienses

Jéssica Gotlib
postado em 24/11/2015 13:55

Os autores:  Thiago Rover, João Marcelo Squarisi, Matheus Santos e Leo MarinoTrês alunos do sétimo ano, João Marcelo Squarisi, 12 anos, Matheus Santos, 13, e Thiago Rover, 13, e um do oitavo ano, Leo Marino, 14, precisam de reforço escolar em análise sintática, mas não têm muito tempo nem empolgação para realizar a tarefa. A saída para esse desafio foi encontrada pela avó de João Marcelo, a jornalista Dad Squarisi: misturar diversão e conteúdo numa história cheia de reviravoltas e mistérios.

Das oficinas para ajudar os garotos, nasceu o livro 007 e o sujeito. Na saga, o detetive Verbond é mandado a uma escola em que alunos e professores parecem não se lembrar de nada. Sem pistas, ele se une a Zeca ; o único estudante que, por sorte, não teve a memória roubada.

Ao longo da história, o leitor encontra lupas numeradas que o remetem a informações explicadas numa cartela no fim da publicação. Seguindo as pistas e acompanhando a investigação feita por Verbond, é possível desvendar o mistério, salvar o Colégio Sagralles e entender bastante de sintaxe.

;O mais legal é que nós aprofundamos o conteúdo que aprendemos na escola ao mesmo tempo em que nos divertimos;, conta Thiago Rover, um dos autores. ;Eu não gosto tanto de ler, mas até acho que li mais este ano por causa do nosso livro;, diz João Marcelo. ;Além de tudo, ficamos famosos;, completa Matheus. "Alguns dias escrevíamos 5 capítulos e em outros 10. Nesses últimos nós brincávamos menos e trabalhávamos mais, mesmo assim sempre era divertido", lembra Thiago.

;Português é muito abstrato, então é preciso contextualizar o conteúdo para incentivar o interesse. Durante a criação do livro, dei pra eles a ideia do conhecimento em cápsulas e eles criaram o restante da história;, explica Dad.

O livro será lançado neste sábado na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, onde também ocorrerá uma sessão de autógrafos com os meninos, das 16h às 19h.

O famoso detetive Verbond e o estudante Zeca saem à procura de um vilão que roubou todo o conhecimento dos alunos e professores do Colégio Sagralles: é a aventura do livro 007 e o sujeito, que será lançado neste sábado (28) por quatro estudantes brasilienses007 e o sujeito

Autores: João Marcelo Squarisi, Leo Marino, Matheus Santos e Thiago Rover

Coordenação: Dad Squarisi

Ilustrações: Sandro Rolim

Editora: Mais Ativos Educação Financeira

R$ 39

Lançamento

Sábado (28)

na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi

das 16h às 19h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação