Ensino_EducacaoBasica

Órgãos do MEC são premiados em concurso da Controladoria-Geral

postado em 04/12/2015 16:59

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foram premiados no Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União (CGU). A solenidade de premiação está prevista para a próxima quarta-feira, 9, em Brasília, quando se celebra o Dia Internacional Contra a Corrupção.

O FNDE foi premiado pela terceira vez consecutiva, este ano na categoria Aprimoramento dos Controles Internos, pelas atividades de monitoramento de obras da educação básica. A Ebserh foi premiada na categoria Aprimoramento das Auditorias Internas.

O FNDE foi premiado pelo módulo Obras 2.0 do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), ferramenta que elimina a necessidade de documentos em papel e visitas in loco e muda a forma pela qual os gestores fiscalizam as obras. Nesse módulo, os gestores municipais inserem on-line informações sobre todo o processo de execução das obras a fim de subsidiar os técnicos do FNDE.

A Ebserh obteve a premiação com o projeto Mensuração da Maturidade do Ambiente de Governança na Gestão Pública (MMAG), escolhido entre 66 ações na categoria. O projeto incentiva cada um dos 22 hospitais universitários federais vinculados à empresa a, por meio de questionários, captar a percepção dos servidores sobre o funcionamento de instituição. O documento aponta pontos positivos e fragilidades de cada hospital. ;O projeto tem ações que ficam para o hospital, como a comissão de controle interno;, diz o auditor-geral da Ebserh, Gil Loja Neto. ;Essas iniciativas facilitam o trabalho interno e também dos órgãos de controle externo, que contam com mais dados para entender a dinâmica de um hospital universitário.;

De acordo com Neto, as boas práticas de cada hospital podem ajudar outras unidades que passem por situação semelhante.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que integra a rede de hospitais universitários federais, foi reconhecido, na categoria Promoção da Transparência Ativa e ou Passiva, com o projeto A Transparência Ativa Fortalecendo a Imagem e a Credibilidade de um Hospital Público.

Reconhecimento

O concurso tem o objetivo de estimular e reconhecer iniciativas no Poder Executivo federal que contribuam para a melhoria da gestão pública. Está dividido nas categorias Fortalecimento dos Controles Internos Administrativos; Aprimoramento das Auditorias Internas; Promoção da Transparência Ativa e/ou Passiva; Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria e Aprimoramento das Apurações Disciplinares e de Responsabilização de Entes Privados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação