Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Olimpíada de astronomia e astronáutica abre inscrições

Cerca de 60 alunos serão selecionados para participarem da Jornada Espacial

A 19; edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está com inscrições abertas. Ela é voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio e consiste em uma prova, a ser realizada em 13 de maio deste ano, com dez perguntas sobre astronomia e astronáutica. A olimpíada é dividida em quatro níveis: o primeiro é para alunos do 1; ao 3; ano do ensino fundamental, o segundo é para 4; e 5; ano, o terceiro para 6; ao 9; ano do ensino fundamental e o quarto nível é para o ensino médio.

As provas são de raciocínio lógico e aplicadas pelas próprias escolas, que devem se cadastrar no site até 13 de março. Os professores devem corrigir as provas e cadastrar as notas na plataforma on-line. Os dez melhores resultados de cada nível receberão medalhas e todos os demais participantes receberão certificados de participação, inclusive os professores.

Cerca de 60 alunos serão selecionados para participarem da Jornada Espacial, que ocorre em São José dos Campos (SP), onde os participantes recebem material didático e assistem palestras de especialistas. Além disso, todos os alunos do ensino médio, com nota maior ou igual a sete, são automaticamente convidados para participar do processo de seleção das equipes internacionais. Eles deverão se cadastrar num site. O link será informado aos professores representantes da OBA nas respectivas escolas e os alunos farão um pequeno simulado e três provas on-line, entre outubro e dezembro.

Serão selecionados cerca de 200 alunos com as maiores médias nas provas on-line para fazer uma prova presencial em março. A partir do resultado, serão escolhidas as duas equipes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). As participações das equipes brasileiras nas disputas estão condicionadas à existência de recursos financeiros do aluno.

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). Até hoje, ela já contou com mais de 7 milhões de participantes. Em 2015, a olimpíada teve a participação de mais de 830 mil estudantes de quase 10 mil escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, além da colaboração de 64 mil professores.