Ensino_EducacaoBasica

Inscrições para olimpíada de matemática começam na próxima segunda (22)

Alunos do 6º ano ao ensino médio de escolas públicas podem participar. Prazo se encerra em 1º de abril

postado em 15/02/2016 18:00
O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) recebe, a partir de segunda-feira (22), inscrições para a 12; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). São elegíveis alunos do 6; ao 9; ano do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio que estudem em escolas públicas de todo o país. As instituições deverão inscrever seus estudantes pelo site da organização até 1; de abril. A última edição contou com a participação de 47.580 escolas, que inscreveram 17.972.333 alunos.

A olimpíada é dividida em duas fases - na primeira é aplicada uma prova com 20 questões objetivas de múltipla escolha nas escolas participantes. A instituição deverá corrigir as provas com base nos gabaritos enviados pela coordenação da Obmep e selecionar os melhores colocados. A data prevista para a realização da prova é 7 de junho.

A segunda etapa é composta por um prova de seis questões dissertativas, nas quais devem estar expostos os cálculos e o raciocínio utilizado para responder a questão. O teste será aplicado em 10 de setembro e o resultado será divulgado em 30 de novembro, no site da competição.

A olimpíada irá premiar 6,5 mil alunos (500 medalhas de ouro, 1,5 mil medalhas de prata e 4,5 mil medalhas de bronze), além de conceder cerca de 46,2 mil menções honrosas. Estes selecionados terão a chance de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep). Também serão premiados pela professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação