Ensino_EducacaoBasica

TV Câmara lança documentário sobre pessoas que mudaram a vida pela leitura

postado em 16/02/2016 17:53

A TV Câmara realiza nesta quarta-feira (17/2) sessão de pré-estreia do documentário Leitores sem Fim, sobre pessoas que tiveram a vida modificada pelo hábito da leitura. O filme é dirigido pelo jornalista Roberto Seabra, da Secretaria de Comunicação (Secom) da Câmara dos Deputados.

Após a exibição, haverá um bate-papo com os deputados Alex Canziani (PTB-PR), Jose Stédile (PSB-RS) e Lobbe Neto (PSDB-SP), que vão debater políticas públicas voltadas à universalização das bibliotecas públicas no País.

O documentário mostrará personagens como uma moradora de rua que não sabe ler, mas que é frequentadora assídua da Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro; um gari que se apaixonou pelos livros, virou escritor e hoje grava audiolivros para pessoas com deficiência visual; e uma menina pobre que se inspirou em um livro de literatura infantil para virar bailarina e hoje é professora de dança na comunidade carente onde cresceu.

A partir da realidade de bibliotecas públicas localizadas em regiões de baixa renda no Rio de Janeiro, o documentário mostra o novo modelo que se pretende criar de espaços culturais, baseado na experiência exitosa das bibliotecas parque da Colômbia.

O documentário mostra também a situação da leitura no Brasil e o esforço de parlamentares para universalizar as bibliotecas escolares no País. Ao contar histórias de vida e tratar do debate político sobre o tema da educação e da leitura, o vídeo aponta saídas para os problemas da violência urbana e da baixa escolaridade entre jovens.

A sessão de pré-estreia está marcada para as 19 horas desta quarta-feira, no auditório da TV Câmara. O documentário estreará na programação na sexta-feira (19), às 21h30, com reprises às 19 horas de sábado e de domingo.

Ficha técnica Documentário Leitores sem Fim
Direção e Roteiro: Roberto Seabra
Duração: 37 minutos
Produção: João Gollo
Edição e finalização: Guem Takenouchi
Direção de fotografia: Kátia Coelho
Imagens: Flávio Estevam
Assistente de câmera e som direto: Alessandro Palmier
Videografismo: Diego Cajueiro e Pedro Mafra
Pesquisa: João Gollo e Roberto Seabra
Trilha sonora original: Alberto Valério

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação