Ensino_EducacaoBasica

Palestina é condecorada melhor professora do mundo

Hanan al-Hroub nasceu e cresceu em um campo de refugiados e ensina crianças a aprender brincando. Ela receberá um prêmio de um milhão de dólares

Diego Borges/Especial para o Diário de Pernambuco
postado em 14/03/2016 18:06

Primeiro-ministro dos Emirados Árabes entrega a Hanan Al-Hroub prêmio por usar brincadeiras para dar aulas A palestina Hanan al-Hroub recebeu a condecoração de "melhor professora do mundo" concedido pela Fundação Varkey, em premiação anunciada pelo papa Francisco por transmissão de vídeo em Dubai.


"Felicito a professora Hanan al-Hroub por ter ganhado este prêmio de prestígio, em razão da importância que atribui às brincadeiras na educação das crianças", declarou o papa no vídeo exibido na cerimônia de premiação no domingo a noite. "A criança tem o direito de brincar. Parte da educação é ensinar-lhes como aprender brincando", disse o pontífice.

Hanan, que leciona em uma escola secundária em Al-Bireh, na Cisjordânia, nasceu e cresceu em um campo de refugiados palestinos. A professora palestina desenvolveu uma abordagem lúdica, que resumiu em um livro "Brincar e aprender", que também visa combater a violência nas escolas, um ambiente muitas vezes traumatizado pelo impacto do conflito israelense-palestino.

A professora receberá um milhão de dólares dividido em dez parcelas. A cerimônia ocorreu na presença do xeque Mohammad ben Rached al-Maktoum, governante de Dubai, que patrocina a Fundação Varkey.

A cerimônia também foi assistida por vídeo pelo vice-presidente americano, Joe Biden, e pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. A Fundação Varkey foi criada por Sunny Varkey, um indiano residente em Dubai, presidente da empresa GEMS, dedicada à educação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação