O primeiro curso de 2016 da Universidade Corporativa do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Sempesp), lançada no meio de 2014 para suprir a carência de capacitação para profissionais de instituições do tipo, visa capacitar reitores e gestores educacionais de todo o Brasil.
Com início na próxima quinta-feira (31) e encerramento na sexta-feira (1;), o programa é baseado nos estudos do psicólogo David McClelland que pesquisou sobre motivação e foi professor em Harvard, e abordará liderança eficaz no ensino superior. O curso será ministrado em parceria com a consultoria de gestão de negócios para líderes Hay Group. As inscrições para esta edição estão encerradas, mas interessados poderão se inscrever em novas turmas no segundo semestre deste ano.
Os participantes poderão compreender o impacto do papel deles sobre a equipe e potencializar a capacidade de aplicar estratégias para ampliar resultados nas universidades em que atuam. Para quem trabalha na área, trata-se de uma oportunidade ímpar, pois é um ramo carente de formação específica no Brasil. O coordenador da Universidade Corporativa do Semesp, Márcio Sanches, revela que o programa é composto por duas etapas.
;A primeira é o diagnóstico (para mapear o perfil da gestão com ferramentas on-line e entrevistas com, ao menos, dois subordinados diretos). A segunda é um workshop de desenvolvimento de liderança, discutindo desafios para alcançar resultados ao gerir pessoas, casos de sucesso e feedback confidencial;, explica o economista pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre e doutor em administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV), professor e consultor em educação executiva desde 1999.
ENTREVISTA / Márcio Sanchez, coordenador da Universidade Corporativa do Semesp
O que esta parceria com o Hay Group representa para o Semesp?
A Universidade Corporativa Semesp tem feito parcerias com instituições nacionais e internacionais que são referência em sua área de atuação, como a Universidade de Warwick na Inglaterra, em gestão universitária; o Babson College dos Estados Unidos, na área de empreendedorismo; e, no Brasil, a Fundação Instituto de Administração (FIA), em gestão de negócios. Por meio dessa parceria com o Hay Group, especificamente, estamos trazendo aos nossos associados um programa para o desenvolvimento de líderes que foi aplicado com sucesso em organizações de mais de 40 países, além de boas práticas de liderança e gestão adotadas por 400 instituições de ensino internacionais.
Qual é o objetivo do curso e o público-alvo?
Aprimorar a liderança de executivos do ensino superior, e o público-alvo é composto por mantenedores, reitores, pró-reitores, diretores acadêmicos e administrativos e demais lideranças das instituições.
Qual é o conteúdo do curso?
Baseado nos estudos do professor David McClelland, da Universidade de Harvard, e customizado para o setor de ensino superior brasileiro, abrange os seguintes temas: estilos de liderança mais eficientes para o desenvolvimento de equipes de alta performance; impacto do clima organizacional nos resultados do time; como criar um clima de equipe que conduza ao desempenho de excelência; por que alguns estilos de liderança são mais naturais e outros exigem maior esforço para serem utilizados e desenvolvidos; como motivos e valores pessoais afetam a execução do papel do participante facilitando ou dificultando a superação de desafios e a gestão de equipes.
Os estudos de Harvard que baseiam o programa são sobre o quê? O participante vai aprender a adaptar o estilo de liderança?
Os estudos são sobre os diferentes perfis de liderança e como a gestão e o clima organizacional impactam os resultados das organizações. O participante vai aprender a conhecer seu estilo de liderança, quais são as potencialidades e as vulnerabilidades que esse estilo pode trazer à equipe e aos resultados e como desenvolver competências para aprimorar sua liderança, o clima organizacional e os resultados da sua organização.
É um curso inédito no Brasil? Qual a importância de oferecer uma preparação como essa para gestores da educação?
O curso foi oferecido para outros setores, como financeiro e indústria farmacêutica. O que é inédito é a iniciativa do Semesp e do Hay Group em adaptá-lo às necessidades das instituições de ensino superior brasileiras. Um dos grandes desafios das faculdades é a capacitação das lideranças para atuarem em um ambiente cada vez mais competitivo e profissionalizado. Nesse sentido, trazer boas práticas de gestão utilizadas em outros segmentos e outros países é fundamental para o nosso setor.
Saiba mais
Curso: liderança eficaz no ensino superior
Quando: de 31 de março a 1; de abril, das 9h às 18h; próximas edições no segundo semestre de 2016
Carga horária: 16 horas
Local: Semesp (Rua Cipriano Barata, 2.431, Ipiranga, São Paulo)
Investimento: R$ 2.500 para associados do Semesp e R$ 3.500 para não associados
Informações: uc.semesp.org.br/site/cursos/lideranca-eficaz-no-ensino-superior / universidadecorporativa@semesp.org.br / (11) 2069-4444
Público alvo: líderes e gestores do setor de educação superior
Professora: Flávia Leão Fernandes, mestre em psicologia do desenvolvimento humano, especialista em concepção e implementação de programas de desenvolvimento de liderança
Outras oportunidades
Em cursos presenciais, a distância e híbridos, o Semesp capacitou cerca de 300 profissionais desde seu lançamento. Acompanhe a oferta de outros cursos pela internet uc.semesp.org.br.