Ensino_EducacaoBasica

Brasiliense chega a etapa nacional de concurso de língua inglesa

Victor Corso vai concorrer à vaga para etapa final em competição de oratória. Caso vença, jovem viajará para Londres e concorrerá com estudantes de outros 49 países

postado em 01/04/2016 20:44
A etapa nacional da International Public Speaking Competition (Competição internacional de falantes do inglês, em tradução livre) será na próxima quinta-feira (7). O evento é realizado pela União dos Falantes da Língua Inglesa (ESU, na sigla internacional) e visa promover o encontro de jovens, de 16 a 20 anos, para praticar oratória por meio de um concurso com quatro fases.

A primeira é entre alunos das filiais de escolas de inglês associadas à ESU, que no caso do Brasil é a Cultura Inglesa. Em seguida, ocorre uma etapa regional e outra nacional, para a qual são enviados sempre dois estudantes. Neste ano, o brasiliense Victor Corso,16, vai para Belo Horizonte competir nacionalmente. Ele está no master 2, último nível da graduação na Cultura Inglesa.

;Eu achei que não ia passar na fase regional, porque tinham dois vencedores, a maior nota do público e a maior nota dos jurados. Minha esperança era o público, e quando chamaram outra pessoa eu desanimei. Nunca imaginei que fosse receber a maior nota dos juízes;, conta.

O tema deste ano foi a frase ;a forma mais comum de desistir do seu poder é acreditando que você não tem nenhum;. Os concorrentes prepararam discursos de 5 minutos e apresentaram diante de uma plateia e três jurados. O discurso deve ser o mesmo até a última fase, podendo apenas sofrer pequenas correções, incentivadas pelos professores orientadores.

De acordo com o regulamento do concurso, os alunos precisam ter habilidade para falar em público, saber fazer leitura crítica do mundo, ter entendimento sobre ética global e social, além de saber pesquisar, analisar, interpretar e sintetizar ideias.

Victor quer seguir carreira diplomática e acredita que a experiência terá impacto positivo sobre suas habilidades de oratória. Ele adora história e filosofia e decidiu falar sobre as disputas de poder ao longo do tempo.

O estudante afirma estar confiante para a próxima etapa. ;Eu me reuni muitas vezes com a minha professora, para fazer meu discurso e responder perguntas elaboradas por ela a respeito do que eu falei;, explica.

O vencedor da fase nacional recebe um certificado e um troféu de recordação. Outro prêmio é uma viagem de 4 dias para Londres, para participar do evento internacional, previsto para ocorrer de 9 a 11 de maio. Estarão competindo estudantes de 49 países e do Brasil.

Para participar, basta ficar atento aos avisos da Cultura Inglesa no início de cada ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação