Ensino_EducacaoBasica

Feira do Livro de Brasília vai destacar protagonismo de professores

postado em 27/04/2016 18:54

Com o tema ;Meu mestre, meu livro;, a 32; Feira do Livro de Brasília vai destacar o papel do professor como protagonista na promoção da literatura e na formação de leitores.

;Estamos brincando com essa ambiguidade, quem é o mestre? É o livro, é o escritor que fez o livro, é o professor que preparou o escritor ou o que apresentou o livro? Como essas coisas estão relacionadas?;, disse o presidente do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal (Sindescritores) e coordenador da feira, Marcos Linhares.

Lançada hoje (27), a feira vai acontecer de 1; a 10 de julho, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, com a presença de 170 escritores locais e cerca de 20 nacionais. A organização espera receber 400 mil pessoas durante o evento.

Segundo Linhares, o professor, em geral, fica com a parte difícil da promoção da literatura ;Recebe o ônus de vigiar, de trazer os meninos, de trabalhar um livro em pouco tempo. Mas isso não é feito de maneira sistemática, planejada, motivacional, em que ele se sinta parte daquele processo, em uma relação de pertencimento;, disse.

O objetivo da Feira do Livro deste ano é justamente dar ao professor o papel de protagonista. ;Até porque, na relação de mediação de leitura, os dois principais protagonistas são os pais e os professores. Quando não há uma relação em casa, quando os pais não têm esse contato com a literatura, quem salva é o professor, é a escola que resgata o futuro leitor;, disse Linhares.

Toda a programação da feira vai valorizar a relação com os educadores e haverá alas temáticas com atividades específicas. ;Na ala da gastronomia, por exemplo, estamos fechando com o chefe Olivier Anquier para ele dar uma aula de gastronomia baseada no livro, e ali ele não deixa de ser educador. Estamos trazendo escritores de literatura policial, que vamos colocar para discutir o crime e a educação com uma promotora e outro escritor que é policial civil;, citou.

Memórias e novos escritores

O presidente do Sindescritores contou que haverá um Mural das Recordações para que as pessoas possam deixar uma mensagem para o professor que marcou suas vidas. ;Vamos produzir um vídeo e teremos uma equipe para fazer os reencontros desses professores com seus alunos, além de colegas escritores para contar essas histórias;, disse.

Outro destaque desta edição da Feira do Livro de Brasília será o 1; Encontro Nacional de Escritores Jovens do Brasil, que vai reunir cerca de 40 autores de 8 a 30 anos para troca de experiências, oficinas e lançamentos de livros. O 1; Encontro Nacional de Blogueiros Literários também vai acontecer durante a feira em Brasília.

;As novas tecnologias têm que ser aliadas para que as pessoas leiam. Não podemos transformar os leitores de livros digitais em um problema. Se o leitor começa a ler qualquer outra coisa ele pode chegar a uma leitura mais densa;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação