Quem ainda tiver alguma pendência no cadastro do Passe Livre Estudantil deve resolvê-la até 30 de junho (quinta-feira). No dia seguinte, em 1; de julho, os alunos com inscrição incompleta ou que não fizeram o recadastramento de 1; de março a 1; de abril terão o benefício suspenso.
Sessenta e um mil alunos ainda apresentam algum tipo pendência no cadastro, como foto incompatível com o formato exigido e falta de documento, a exemplo de cadastro de pessoa física (CPF) e declaração escolar.
[SAIBAMAIS]Para atender os alunos que não têm acesso à internet, estão disponíveis computadores no posto do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) da Galeria dos Estados e no Na Hora do Shopping Popular de Ceilândia. A partir do dia 20, o Na Hora de Taguatinga e o do Gama também oferecerão o serviço. ;É importante que só procure esses lugares quem não tem acesso à internet para não acabar criando filas;, diz o diretor-geral da autarquia, Léo Carlos Cruz.
Os alunos foram informados sobre as pendências por meio do e-mail que cadastraram durante a inscrição. Ainda assim é possível saber o que falta para completar o processo no site www.passelivreestudantil.df.gov.br, ícone Acompanhe seu Cadastro.
A Secretaria de Mobilidade e o DFTrans estimam que cerca de 100 mil pessoas que não tinham direito à gratuidade, e mesmo assim faziam uso dela, sejam cortadas da base de dados.
Cadastors aprovados
O governo recebeu 227.171 pedidos para a concessão do Passe Livre Estudantil. Desses, cerca de 15 mil não compareceram ao posto indicado na data em que deveria buscar o cartão. Esses alunos também deverão ficar atentos ao prazo, pois, mesmo que já tenham o cartão antigo, precisam estar com o novo para utilizar a gratuidade.
Novo Prazo
Em 1; de junho, o governo reabriu o cadastramento, com as mesmas regras de antes. O procedimento é todo on-line, pelo site www.passelivreestudantil.df.gov.br. Não há prazo para fazer a inscrição, e o aluno só precisará comparecer a um posto do DFTrans quando receber o e-mail informando o dia para retirar o novo cartão. A autarquia tem 20 dias úteis para fazer a análise dos dados.
Agência Brasília