Ensino_EducacaoBasica

1ª fase da 38ª Olimpíada Brasileira de Matemática será na sexta (17)

Na edição deste ano, foram inscritos mais de 535 mil estudantes de 3.458 escolas da rede pública e privada de todo o país

postado em 16/06/2016 14:47
Na próxima sexta-feira (17), será realizada a 1; fase da 38; Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2016). Foram inscritos 535.548 alunos de 3.458 escolas, em 979 municípios. A OBM, iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), abrange instituições de ensinos fundamental e médio das redes pública e privada de todo o país.

Provas

A prova da 1; fase será aplicada pelas escolas inscritas em horário livre e está dividida em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. No nível 1, participam estudantes de 6; e 7; anos do ensino fundamental; no nível 2, os que cursam 8; e 9; anos do ensino fundamental; e no nível 3, os estudantes de qualquer série do ensino médio.

[SAIBAMAIS]Nesta primeira etapa, os participantes deverão resolver de 20 a 25 questões de múltipla escolha, em um tempo máximo de três horas. A correção das provas será feita pelos professores das escolas participantes, seguindo o gabarito oficial que será publicado a partir da próxima terça-feira (21) no site da OBM [colocar o site aqui] .

Classificação

Passarão para a 2; fase os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério estabelecido com base nos resultados nacionais da primeira etapa. A prova do nível 1 consta de 20 questões, cada uma valendo um ponto.

As provas dos níveis 2 e 3 têm 25 questões, cada uma valendo um ponto. O critério para a nota de corte dos alunos para a 2; fase será divulgado pela Comissão Nacional de Olimpíadas no site da OBM em data a ser determinada.

As provas da 2; fase valem até 60 pontos e serão aplicadas em 16 de setembro, também nas escolas inscritas. Já a prova da 3; e última fase será em 22 e 23 de outubro, em locais a serem definidos pela coordenação da olimpíada.

Os estudantes que obtiverem as melhores notas finais, em ordem decrescente de pontuação, serão premiados com medalhas de ouro, de prata e bronze. A lista de alunos premiados será divulgada no site, em dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação