Ensino_EducacaoBasica

Estudantes do Guará e da Estrutural aprendem a tocar flauta doce

Aulas são semanais, no 4º Batalhão da Polícia Militar, no Guará, e fazem parte do projeto Cidadania com Música

postado em 20/06/2016 18:13

O estudante David Roberto Araújo Batista, de 8 anos, um dos inscritos no curso. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Uma parceria entre o Centro Educacional 4 do Guará e o 4; Batalhão de Polícia Militar promove aulas gratuitas de flauta doce para os alunos da instituição de ensino. É o projeto Cidadania com Música, que visa levar cultura e esporte para a comunidade local. Inicialmente, foram abertas duas classes de 20 alunos cada uma ; uma matutina e outra vespertina ;, com aulas às quintas-feiras. A primeira foi em 2 de junho.

;Dependendo da procura, ampliaremos as turmas e abriremos novos horários;, destaca o sargento Giovanni Sousa, responsável pelo projeto musical. ;Por enquanto, temos a flauta doce, mas pretendemos expandir para outros instrumentos, à medida que os participantes evoluírem.;

;O som desse instrumento me tranquiliza, parece que o meu corpo fica mais relaxado;, diz o estudante David Roberto Araújo Batista, de 8 anos, um dos inscritos no curso. A avó, Zuleika Aparecida Lopes, de 55 anos, conta que o neto tem orientação médica para buscar atividades culturais e esportivas. ;A recomendação foi feita por motivos de hiperatividade e déficit de atenção;, detalha. ;Esperamos que a prática musical colabore no desenvolvimento dele;, complementa Zuleika.
Critério

A escola foi selecionada porque, além de receber moradores da região administrativa, atende estudantes de baixa renda da Estrutural. No entanto, a oportunidade está aberta para alunos das redes pública e privada de ensino de todo o Distrito Federal.

O soldado Marcos Vinícius, instrutor de flauta doce. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Um soldado e um sargento especialistas em música e integrantes da banda da corporação estão encarregados de ensinar os jovens. Os instrumentos são emprestados pelos instrutores, e as atividades ocorrem em turno contrário ao da escola. No caso dos estudantes do Centro Educacional 4, a polícia organiza o transporte entre a escola e o batalhão, onde são ministradas as aulas.

Não há necessidade de conhecimento prévio do instrumento. O interessado precisa estar matriculado na escola e ter de 8 a 14 anos. Obedecendo a esses critérios, basta comparecer com o responsável no batalhão com duas fotos 3X4 e cópias da identidade ou certidão de nascimento, da declaração de escolaridade, do comprovante de residência e do documento de identificação dos pais ou responsáveis. Mais informações pelo telefone (61) 3190-0482.

Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação