A 1; fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 2016 foi aplicada em uma escola para crianças brasileiras localizada no exterior. O colégio Mundo de Alegria, situado na cidade de Hamamastu-Shi, no estado de Shizuoka-Ken, no Japão, tem 202 alunos brasileiros, e 80 deles fizeram em 17 de junho a prova da 1; fase da OBM 2016, mesma data em que o exame foi aplicado em escolas no Brasil.
De acordo com a direção do colégio, o objetivo da participação da escola na 38; OBM é, não só aproveitar a oportunidade de fazer uma avaliação que teste a habilidade em matemática, mas também lhes proporcionar a alegria de participar de uma competição que abrange milhares de estudantes brasileiros.
A escola Mundo de Alegria é voltada para alunos brasileiros e peruanos residentes no Japão. O colégio é legalizado junto ao Ministério da Educação (MEC). Oferece educação infantil, ensino fundamental e médio. Segundo a direção, os alunos peruanos não estudam na mesma sala que os brasileiros. A língua materna é respeitada, e há professores brasileiros e peruanos contratados para lecionar em salas de aula separadas. Todos os alunos brasileiros matriculados na escola aprendem, além do português, japonês, inglês e espanhol.
O Mundo de Alegria foi o primeiro colégio brasileiro reconhecido pelo governo japonês, conta, orgulhosa, a diretora da escola, Marli Loiola.
Sobre a OBM
Criada em 1979, A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Tem por objetivo estimular o estudo da matemática; identificar e apoiar estudantes com talento para a disciplina e para a pesquisa científica; e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática.