Ensino_EducacaoBasica

Delegação brasileira disputa Olimpíada Internacional de Biologia

A competição está sendo realizada em Hanoi (Vietnam)

postado em 21/07/2016 18:38

A competição está sendo realizada em Hanoi (Vietnam)

O Brasil está participando da 27; Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), que está ocorrendo em Hanoi (Vietnam). O time brasileiro é integrado pelos alunos Matteo Ebram (SP), Victor Tsuda (SP), Luis Eduardo Fernandes (CE) e Bruno Valério (PR), bem como os líderes da equipe, equivalentes aos treinadores esportivos, que estão traduzindo as provas práticas para os alunos, os professores Daniel Berto (Etapa) e Rubens Oda (Descomplica). Participam da competição 72 países e cerca de 270 competidores. Eles estão sendo avaliados pelo conhecimento em Biologia, bem como pela habilidade em dissecar insetos e fazer análises bioquímicas complexas como eletroforese, PCR e cromatografia.

A equipe brasileira foi selecionado na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que teve cerca de 70 mil alunos em sua primeira fase. São alunos de ensino médio com um potencial incrível, que além de saberem muita biologia, se saíram muito bem no treinamento prático, que este ano ocorreu no Instituto Butantan em São Paulo.

A OBB é uma olimpíada que se baseia no voluntariado dos professores e colégios. Os alunos não pagam nada para se inscrever e têm a chance de participar de um grande momento de intercâmbio científico e cultural. Com a falta de recursos, os colégios dos alunos classificados foram de grande importância para a aquisição das passagens e a inscrição da delegação. Competição termina no próximo domingo (24).

"Mesmo com todas as dificuldades acreditamos muito no potencial dos nossos alunos e esperamos trazer medalhas, mostrando que o Brasil deve ser referência não somente nos esportes, mas também na educação". Afirma Rubens Oda, professor do Descomplica e líder da equipe brasileira na IBO.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação