A equipe brasileira formada pelos alunos Victor Tsuda (SP), Matteo Ebram (SP), Bruno Valério (PR), Luis Eduardo Fernandes (CE), e liderada pelos professores Rubens Oda (Descomplica) e Daniel Berto (Etapa), conquistaram três medalhas de bronze na 27; Olimpíada Internacional de Biologia, neste fim de semana, no Vietnã.
A competição que teve como primeiro colocado geral Cingapura, contou com estudantes do ensino médio de 72 países, sendo mais de 250 competidores, que enfrentaram uma maratona de provas práticas (bioquímica, botânica, zoologia e biologia molecular) e teóricas.
[SAIBAMAIS]O diretor do Descomplica ressalta que, apesar do feito, é preciso um olhar mais ambicioso do governo para a educação: ;Não houve investimento governamental para nossa participação internacional. As próprias escolas dos alunos bancaram nossa participação. Países como China, EUA, Coreia e Cingapura sempre conseguem as medalhas de prata e ouro", salienta Rubens Oda. O time brasileiro foi selecionado na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) entre cerca de 70 mil alunos em
sua primeira etapa.