Ensino_EducacaoBasica

Alunos da rede particular do DF voltam de recesso a partir desta semana

Na rede pública, as férias de meio do ano começam no dia 30. Segundo o Detran-DF, discrepância atípica entre os dois calendários faz com que o impacto no trânsito seja menor

Jéssica Gotlib
postado em 25/07/2016 20:11

Alice e Maria Carolina estão contentes para começar o segundo semestre Das 500 escolas particulares do Distrito Federal, ao menos 10% voltaram às aulas nesta segunda-feira (25) e 80% começam o segundo semestre letivo na próxima semana, de acordo com o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares do Distrito Federal (Sinepe-DF), Álvaro Moreira Domingues Júnior. Conforme ele, pouquíssimas escolas privadas do DF seguiram a orientação da Secretaria de Educação de adiar o recesso neste meio de ano por causa dos jogos olímpicos. ;Cada instituição tem um projeto pedagógico próprio e não convêm atrelar o calendário a eventos oficiais como as Olimpíadas, até porque as famílias têm um planejamento e os pais trabalham durante o mês de agosto. A maioria não teria com quem deixar as crianças;, explica.

Segundo Álvaro, a expectativa é que o segundo semestre seja mais tranquilo, acompanhando a tendência do cenário político nacional. ;Estamos mais confiantes que tudo transcorra dentro da normalidade no resto deste ano e bastante ansiosos para receber os alunos de volta. Em âmbito nacional, as tensões políticas têm se abrandado, o que dá mais tranquilidade aos pais e, consequentemente, às escolas. Sob o ponto de vista regional, o atual governo tem lidado conosco com bastante transparência, o que nos deixa mais confiantes para trabalhar;, argumenta Álvaro.

Gabriel assistirá aos jogos olímpicos pela TV no intervalo entre os estudos do segundo semestre

Maria Carolina Caldeira,13 anos, está no 8; ano no Colégio Galois, onde o semestre recomeçou nesta segunda. Ela conta que aproveitou bem as férias e não se preocupa de ter aulas durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro. ;Eu gosto muito dos jogos e vou assistir o que puder pela TV, mas não vejo problema em ter aulas no período. Estou muito animada com o recomeço das aulas porque gosto bastante de estudar e estou curiosa para saber como vai ser o resto do ano, já que alguns professores da minha turma mudaram;, conta.

Também estudante do Galois, no 7; ano, Alice Gontijo de Oliveira, 12, diz estar feliz em rever os amigos e voltar para a escola. ;Viajei para São Paulo durante as férias e aproveitei muito. Pretendo ir ao Rio ver a competição de judô, mas acho que isso não vai atrapalhar meu desempenho na escola. Vai ser legal ter aulas durante as olimpíadas porque ficarei próxima ao estádio e à movimentação para os jogos;, prevê.

Gabriel de Sousa Martin, 14 anos, 9; ano do Colégio Santa Rosa também está entusiasmado com início do novo semestre letivo. ;As férias são ótimas para descansar e se preparar psicologicamente para o estudo do resto do ano. Quem se dedicou no começo do ano, volta mais confiante agora;, conta. O estudante também está alegre com os jogos olímpicos do Brasil. ;As aulas não vão ser alteradas, mas pretendo assistir os atletas competindo na TV, principalmente vôlei, que é meu esporte favorito;, diz.

Estudantes do 5º ano do estão felizes com a volta para a escola, especialmente para reencontrar os amigos

Os alunos do 5; ano do colégio Marista da 609 Sul também estão animados com o fim do recesso. ;Estou feliz em voltar a estudar matemática e ciências. As férias foram muito legais, viajei para Belo Horizonte e me diverti muito. Durante as olimpíadas pretendo ver os jogos em casa;, afirma Tiago Morado, 10 anos. ;Eu estou achando legal poder voltar das férias e encontrar meus amigos. Nasci no Rio de Janeiro, moro aqui Brasília e pretendo assistir competição de basquete, futebol e tênis nas olimpíadas. Vou viajar e perder algumas aulas, mas acho uma experiência incrível;, diz Tiago Perroni, 11. ;Não tenho problemas em voltar para a escola. Estou muito contente em estudar português e rever meus amigos. Acho que não vou ter problemas por causa das olimpíadas, vou assistir o que puder pela televisão;, afirma Danilo Correia, 10.

Lucas Pantozo, 10, por outro lado, não compartilha com os colegas a boa disposição com o fim das férias. ;Não estou muito feliz com a volta às aulas, mas fico contente em rever meus amigos. Passei as férias em Brasília, descansei e brinquei muito. Como gosto de futebol, quero assistir todos os jogos na TV durante as olimpíadas e estou bastante animado que o Brasil vai competir;, confessa.

A expectativa do presidente do Sinepe-DF é que o período letivo das escolas particulares termine até 15 de dezembro. De acordo com o Sinepe, são atendidos 180 mil estudantes em média pelas instituições privadas.

Para a rede pública, as férias estão apenas começando
Ao contrário dos estudantes da rede privada, os 470 mil alunos das escolas da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SE-DF) entrarão de férias a partir do próximo sábado (31). O secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, explicou que o atraso no recesso do meio do ano foi uma medida para facilitar a segurança durante os dias de jogos em Brasília. ;Caso haja algum problema durante os eventos, é melhor não ter deslocamento em massa de adolescentes;, exemplifica. O secretário afirmou que as 661 escolas do DF tiveram um primeiro semestre mais longo neste ano. ;Tivemos mais aulas e terminamos o semestre com mais dias que o comum, o que fizemos foi adiantar algumas aulas que seriam dadas depois do recesso;, comenta.

Ainda segundo o secretário, alguns diretores devem aproveitar as férias do meio do ano para fazer pequenos reparos. ;Não dá para reformar uma escola em quinze dias, mas acredito que cada diretor vai fazer o que for necessário com o repasse do PDAF (Programa de Descentralização Administrativa e Financeira);, informa.

As expectativas para o segundo semestre são boas, segundo Júlio Gregório. ;As provas dos simulados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) realizadas no primeiro semestre vão ser devolvidas agora às escolas com as correções, inclusive das redações. Começará uma nova fase, a de trabalhar esses dados em sala de aula. Os professores orientarão os alunos com base no que foi observado nos testes. Os cursinhos e aulões com professores voluntários continuarão nas regionais, eu, inclusive, darei aula da matéria mais importante de todas: química;, brinca o secretário.

As férias das escolas públicas terminam em 14 de agosto e o segundo semestre letivo vai até 28 de dezembro.

Gláucia Simões, diretora de Educação de Trânsito do Detran/DF, chama a atenção para a segurança na entrada e saída dos colégios

Trânsito deve seguir tranquilo

Quem andou pelas ruas do DF durante o mês de julho deve ter notado que o trânsito estava mais leve que de costume. Gláucia Simões, diretora de Educação de Trânsito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), afirma que a volta das escolas particulares não deve pesar o fluxo nas ruas. ;Neste ano o movimento vai ser bastante atípico porque enquanto as escolas particulares estão voltando do recesso, as públicas estão entrando. Isso deve equilibrar o fluxo;, esclarece.

Gláucia orienta que os pais prestem bastante atenção à segurança dos filhos durante o transporte. ;Para aqueles que vão de carro, ir no banco de trás até os 10 anos é fundamental. Outro ponto é checar os transportes escolares e fechar contrato apenas com aqueles que são regulamentados;, informa.


Para quem vai a pé ou de bicicleta, a dica é sempre observar as regras de trânsito. ;Crianças muito pequenas não devem ir sozinhas, mesmo que a escola seja perto de casa para evitar acidentes. A recomendação é que usem todos os equipamentos de trânsito possíveis e andem sempre no sentido da via;, diz Gláucia.


Nos dias de jogos, o esquema de trânsito será bem parecido ao que foi utilizado na Copa do Mundo, informa Gláuber Peixoto, coordenador Regional de Trânsito do Detran/DF. ;No dia dos jogos, a via N1 (Eixo Monumental no sentido Congresso Nacional ; Rainha da Paz) ficará fechada 6h antes do horário de início do evento da Rodoviária do Plano Piloto até o Tribunal de Contas;, explica Gláuber. A rua que margeia o estádio e o estacionamento do Mané Garrincha, por outro lado, ficarão fechados desde a meia-noite dos dias de jogos.

;No caso do Eixo Monumental, o maior interesse é a segurança dos pedestres, que seguirão a pé da rodoviária ao estádio. Na interdição da via marginal e do estacionamento, a intenção é evitar contato de pessoas não credenciadas com o local do evento;, esclarece Gláuber.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação