postado em 25/08/2016 19:38
Com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cada vez mais próximas, em 5 e 6 de novembro, começam a ser organizados eventos que reúnem centenas de estudantes numa revisão geral dos conteúdos. As escolas privadas já organizam os próprios encontros, e o Governo do Distrito Federal também entrou na onda e passou a ofertar aulões gratuitos a alunos da rede pública, muitos deles em parceria com docentes de instituições particulares. Os estudantes aprovam: acham que é uma forma mais dinâmica e descontraída de tirar dúvidas sobre a avaliação.
A série de aulas organizadas pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secriança) no primeiro semestre deste ano deu tão certo que a pasta lançou uma ampliação do projeto este mês, o #BoraVencer Intensivão, que receberá estudantes de 15 a 29 anos. Já a Secretaria de Educação do DF (SEDF) inaugurou, na última semana, as aulas do Mais Enem. Cada regional de ensino está organizando os eventos.
Parte dos alunos do 3; ano do Centro de Ensino Médio da Asa Norte (Cean) vai participar do Mais Enem. O primeiro encontro foi sábado. Ariadiny Santos, 18 anos, acha os eventos menos repetitivos do que as aulas regulares na escola. ;Eles (os professores) interagem muito conosco e fazem até música para aprendermos o conteúdo;, conta. A colega dela Schneider Araújo, 17, concorda, e acredita que os métodos diferentes usados pelos professores ajudam a compreender melhor as disciplinas.
Elas lembram, no entanto, que não dá para deixar de lado os outros temas abordados em sala de aula e que é preciso complementar a preparação com estudo individual. ;Durante a semana, reviso o conteúdo com uma amiga. Trago os materiais do aulão e das aulas da semana e vamos para a biblioteca;, relata Schneider. ;Eu estudo, anoto o que aprendi e depois pesquiso videoaulas na internet;, completa Larissa Mendes, 17.
VESTIBULAR
FEDERAIS RECEBEM INSCRIÇÕES
Estão abertas as inscrições para o vestibular 2017 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que selecionará 8.734 estudantes para cursos superiores da Universidade de São Paulo (USP) e 120 para o curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). As inscrições vão até 8 de setembro, pelo site www.fuvest.br/vest2017, e a taxa cobrada é de R$ 160. Outras 2.338 oportunidades serão oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017/1, exclusivamente para os candidatos que fizerem o Enem 2016, marcado para 5 e 6 de novembro.
; ; ;
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também recebe inscrições para o vestibular 2017, até 1; de setembro. Os interessados devem se inscrever pelo site www.comvest.unicamp.br até as 23h59. São 3,3 mil vagas em 70 cursos. A taxa, de R$ 160, deve ser paga até 2 de setembro. A primeira fase está marcada para 20 de novembro e a segunda, para 15, 16 e 17 de janeiro de 2017. Confira outras oportunidades no site www.correiobraziliense.com.br/euestudante.
IDIOMAS
sorteio de vagas no cil
As unidades dos Centros Interescolares de Línguas (CILs) vão receber, até hoje, inscrições para as vagas que não foram preenchidas. Os interessados devem ir pessoalmente à instituição de ensino para concorrer a uma das oportunidades. A escolha será por meio de sorteio, agendado para amanhã. Ao todo, são 15 unidades em 14 regiões administrativas. Confira a lista completa e os endereços no link bit.ly/2bgMwNj.
FIES
28 MIL
VAGAS REMANESCENTES
Está aberto o prazo de inscrições para as 28 mil vagas remanescentes da edição do segundo semestre de 2016 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Podem concorrer os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média geral mínima de 450 pontos e nota na redação superior a zero. É necessário ainda comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos. Os prazos variam dependendo da formação e da condição do estudante. O calendário completo está disponível no site fiesselecao.mec.gov.br, onde também deve ser feita a inscrição.
ANOTE
MUSICAL REÚNE OBRAS DO PAS