Ensino_EducacaoBasica

Jorge Viana comemora bom desempenho do Acre na educação básica

postado em 12/09/2016 19:14

O senador Jorge Viana (PT-AC) comemorou os resultados positivos do Acre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2015. Ele disse o bom desempenho se deve a medidas adotadas por ele a partir de 1999, quando assumiu o governo, e pela atenção que os governos posteriores deram ao setor.

Segundo Jorge Viana, nesse período, a educação do estado melhorou tanto que o Acre deixou de aparecer nos últimos lugares da educação nacional e passou a figurar entre os 15 primeiros.

De acordo com o senador, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, a nota subiu de 3,4 em 2005 para 5,5 em 2015; já do sexto ao nono ano, as escolas acrianas alcançaram o índice de 4,5, enquanto o indicador do ensino médio ficou em 3,6 no ano passado.

Alguém pode dizer: "mas ainda está baixo". Sim, mas estamos acima, permanentemente acima da média nacional e da meta estabelecida. Então, isso nos conforta: tem um caminho, é possível, tem jeito. Só quero passar o exemplo, às vésperas das eleições municipais. É pelo município que tudo começa. Não adianta ficar apenas atrás de obras, fazer obra na educação; tem que parar, sentar, fazer o plano decenal. Que não pense na próxima eleição, que pense que aquela é a área mais importante ; defendeu.

Jorge Viana destacou que o Ideb das primeiras séries da educação fundamental da capital, Rio Branco, ficou em 5,8, empatado com São Paulo, no quarto lugar. Para o senador, ;isso é uma conquista para quem estava no último lugar, para quem saiu de uma situação que parecia que não tinha mais jeito;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação