Ensino_EducacaoBasica

Festival de Brasília terá exibição de curtas de alunos

Os filmes selecionados para o 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas do Distrito Federal serão exibidos no Cine Brasília às 9h30

postado em 22/09/2016 19:00

A sexta-feira (23) do 49; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro terá a exibição de curtas-metragens feitos por alunos de Brasília do sexto ao nono ano. A partir das 9h30, os vencedores da etapa de ensino fundamental do 2; Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas do Distrito Federal terão os filmes exibidos gratuitamente no Cine Brasília.

, para alunos de 11 escolas públicas que participaram do festival. O júri que decidiu os filmes que concorrem aos prêmios é formado por servidores das Secretarias de Cultura e de Educação. As categorias são de melhor filme, roteiro, direção, ator, atriz, montagem, fotografia e abordagem do tema Água e Saúde: uma agenda para a vida.

O festival voltado para escolas públicas é dividido em duas etapas. A segunda é voltada para alunos de ensino médio, profissionalizante e educação de jovens adultos (EJA). Os filmes dessa etapa também serão exibidos no Festival de Brasília na próxima segunda-feira (26).

Jean-Claude Bernadet participará de debate

No salão Caxambu, do Kubitschek Plaza Hotel (Setor Hoteleiro Norte, Quadra 2, Bloco A), o crítico de cinema veterano e ator Jean-Claude Bernardet participará de debate com a equipe de produção de filme sobre ele amanhã, às 11h30.

Feito de forma documental, o longa-metragem também tem cenas completamente ficcionais. A ideia partiu do próprio Bernardet, que exigiu uma linguagem diferente do documentário.

A produção trata da mudança dele de crítico para ator aos 70 anos. ;A destruição do título está relacionada a uma desmistificação do Bernardet intelectual e professor e a um nascimento como ator na chamada terceira idade. Também é uma denúncia dele à forma como a sociedade representa a velhice;, explica a codiretora do filme, Cláudia Priscila.

O filme será exibido hoje às 19 horas, no Cine Brasília (106/107 sul) e será reprisado na sexta-feira (23), às 17h30, no Cine Cultura Liberty Mall (Setor Comercial Norte, Quadra 2, Bloco D). As duas sessões têm entrada franca.

Filmes de mostras competitivas,paralelas e de sessões abertas

Na noite de sexta-feira, a mostra competitiva do festival terá duas sessões no Cine Brasília. A primeira começa às 19 horas e exibirá o curta mineiro Solon, seguido pelo longa cearense O último trago. A outra sessão, que começará às 21h30, fará as projeções do curta Constelações e do longa A cidade onde envelheço, ambos de Minas Gerais, mas o segundo também tem coprodução portuguesa. A entrada para as duas sessões é de R$ 12 (inteira).

A mostra paralela A Política no Mundo e o Mundo na Política terá duas apresentações. Os filmes A cidade do futuro, da Bahia, e Entre os homens de bem, de São Paulo, serão exibidos em sequência no Cine Brasília com entrada franca, o primeiro às 15 horas e o segundo às 16h30.

A história da produção baiana se passa em Serra do Ramalho, cidade criada pelo governo militar na década de 1970, com um trio que forma uma família diferente do tradicional. O longa paulista é um documentário que acompanha três anos da carreira política do deputado federal Jean Wyllis.

Outro destaque é o filme Cine holliúdy, que passou no circuito comercial de Brasília em 2014 e foi um sucesso de público no Ceará, onde foi produzido. A comédia ficou famosa na época em que foi lançada por ter legenda para traduzir o sotaque cearense. Antes dele, haverá a exibição do curta mineiro O último raio de sol. A sessão será no Cinema Voador (Sol Nascente, ao lado do posto policial) às 18h30, com acesso livre.

Os filmes selecionados para o 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas do Distrito Federal serão exibidos no Cine Brasília às 9h30

Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação