Ensino_EducacaoBasica

Uma pausa na rotina

A Semana do Saco Cheio começa na próxima segunda-feira (10) e estudantes de colégios de Brasília ficarão três dias sem aulas. Mas isso não significa que irão deixar de lado os estudos

postado em 07/10/2016 20:30
Mateus, Henrique e Vitor (da esquerda para a direita) aproveitarão o feriado para dormir mais um pouco e focar nos estudos para o Enem

Faltando 28 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), colégios irão paralisar as atividades para a Semana do Saco Cheio ; que engloba dois feriados: dia das crianças (12) e dos professores (15) ; período em que muitos estudantes aproveitam para descansar, ou até para viajar com os amigos, e fugir da pressão do vestibular. Entretanto, isso não significa pausa nos estudos. Muitos jovens aproveitarão as horas fora de sala de aula para aprofundar os conteúdos.

Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Distrito Federal (Sinepe), as instituições de ensino têm liberdade para se adequar aos feriados segundo o próprio calendário letivo. Os colégios Ciman, La Salle, Maristão, Leonardo da Vinci e Mackenzie optaram por não interromper as aulas além do feriado na quarta-feira (12). No caso dos colégios Maria Auxiliadora, Sigma e Galois, os alunos terão um recesso maior, de dois dias que se somam ao feriado da quarta.

Para os alunos da rede pública, quinta e sexta-feira podem ser considerados recessos dependendo da escola, mas será preciso repor os dias depois.

Os estudantes do Galois que não quiserem perder o ritmo durante o feriado podem participar do simulado do Enem, que será aplicado no colégio. Segunda-feira (10) a prova será sobre ciências da natureza e ciências humanas e terça-feira (11) será o dia de linguagens e códigos e matemática.

Rotina de Estudos
Vitor Imbroisi, 17, Henrique Ferro, 17, e Mateus Américo, 16, estão no terceiro ano e se preparando para cursar medicina. Com a proximidade do Enem, eles contam que não pretendem diminuir o ritmo, mas vão aproveitar para dormir um pouco mais.

;O Enem está chegando e não temos tempo para ficar só descansando;, afirma Henrique. O estudante já terminou de revisar a matéria dos últimos dois anos do ensino médio está aproveitando para se aprofundar em detalhes das disciplinas.

Vítor concorda que é importante não interromper os estudos, mas ele irá utilizar o tempo também para relaxar e sair com os amigos. ;Eu vou continuar estudando durante o dia e nos outros horários pretendo fazer outras coisas como uma praticar uma atividade física e ir ao cinema;, afirma. Para ele, o equilíbrio é muito importante.

Para o diretor do Pré-Vestibular do Galois, Paulo Peres ;o Enem não é uma prova só de conteúdos, é também de habilidades. Além de saber o conteúdo, é importante saber fazer o exame;. Para ele, a prática que se adquire com a realização das provas anteriores é uma ótima dica para quem quer mandar bem. ;Se você fizer as provas antigas, você vai corrigir as falhas e conseguirá montar um cronograma com os assuntos que precisa focar na reta final.;

;Eu acho que os últimos 28 dias são decisivos, podem fazer muita diferença para nós que queremos medicina, cada pequeno ponto conta;, explica Mateus. O estudante já preparou sua rotina: fazer o simulado durante a manhã e estudar a tarde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação