[SAIBAMAIS]Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Movimento Ocupa Paraná, 600 escolas, oito universidades e dois núcleos de educação estão ocupados no estado do Sul.
Em todo o Brasil, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) contabiliza 617 colégios ocupados.
O movimento que se alastrou por instituições de ensino de todo o país é uma forma de protesto contra a Medida Provisória (MP) 746/2016, que trata da reforma do ensino médio brasileiro.
As ocupações tiveram início no mesmo dia em que foi anunciada a MP: 22 de setembro.
Uma das principais queixas é o fato de a reformulação ter sido imposta pelo governo de Michel Temer sem o devido diálogo com a comunidade acadêmica e com os estudantes.
De acordo com o mais recente relatório da Ubes, estão ocupadas no DF as seguintes instituições: Centro de Ensino Médio (CEM) 414 Samambaia e os câmpus Estrutural, Samambaia, São Sebastião e Planaltina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).
No entanto, os alunos do CEM 414 de Samambaia firmaram acordo com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal para desocupar o colégio nesta segunda-feira (17).
Confira a lista atualizada de escolas ocupadas segundo a Ubes e a lista atualizada de escolas ocupadas segundo o Movimento Ocupa Paraná.