A juíza Patrícia de Almeida Gomes, da 5; Vara de Fazenda Pública, expediu liminar para a desocupação de 25 escolas em Curitiba. Caso os estudantes descumpram a ordem, será aplicada uma multa de R$ 10 mil ao dia. A decisão, divulgada na quinta-feira (27), partiu de ação movida pela Procuradoria Geral do Estado do Paraná.
Os alunos protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 e contra a reforma do ensino médio, feita por meio de medida provisória. O Paraná é o Estado com maior número de instituições ocupadas de todo o Brasil. Segundo a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), são 1.177 escolas em todo o país, 843 delas no Paraná.
[SAIBAMAIS]Nessa sexta (28), o promotor de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior adiou a ordem de reintegração de posse nos colégios de Curitiba por algumas horas para que a equipe jurídica pudesse se reunir com os ocupantes.
No fim da tarde dessa sexta, os alunos do Colégio Estadual do Paraná afirmaram que resistirão à ordem de desocupação. Movimentos contrários e favoráveis ao protesto estiveram em frente à escola.
Lista de colégios que devem ser desocupados:
- CEP
- Guilherme Maranhão
- Amâncio Moro
- Avelino Antônio Vieira
- Arlindo Amorim de Carvalho
- Benedito João Cordeiro
- Cecília Meirelles
- Cruzeiro do Sul
- Flávio F. Da Luz
- Guido Arzua
- Iara Bergman
- Padre Silvestre Kandora
- Paulo Leminski
- Pinheiro do Paraná
- Professor Cleto
- Elias Abrahão
- Etelvina Cordeiro Ribas
- Potássio de Carvalho
- Rio Branco
- Santa Felicidade
- Gemma Galgani
- São Braz
- Senador Alencar Guimarães
- Teobaldo Kletemberg
- Tiradentes
Com informações do Paraná Portal.