Ensino_EducacaoBasica

Exame de proficiência para estrangeiros divulga resultado

postado em 19/12/2016 19:33

Os resultados do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), referentes à segunda aplicação de 2016, foram divulgados nesta segunda-feira, 19, no Diário Oficial da União (DOU).

A comprovação de certificação, com respectivo nível de proficiência, é feita por meio da apresentação de certidão, gerada eletronicamente pelo portal do Inep, e validada por protocolo eletrônico no mesmo endereço. Essa certidão eletrônica tem validade para todos os fins de direito, perante instituições nacionais e estrangeiras, bem como a via original ou a cópia autenticada da publicação do resultado final do exame no Diário Oficial da União.

O Celpe-Bras é o único certificado oficial brasileiro de proficiência em português, sendo aceito, internacionalmente, em empresas e em instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa.

O participante é classificado em um dos quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Com menos de dois pontos a certificação não é concedida.

Mais de cinco mil estrangeiros participaram da segunda aplicação do Celpe-Bras de 2016, aplicada em 35 países, de 18 a 20 de outubro. Foram 29 postos credenciados do Brasil e 57 no exterior.

O Celpe-Bras é realizado desde 1998. A partir de 2009, passou a ser de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Feito em duas aplicações anuais, o Celpe-Bras vem crescendo nos últimos anos. De 2014 para 2015, o número de inscritos cresceu 31%. E de 2015 para 2016, 6%. Esta aplicação é a maior desde a criação do exame, com 5.624 inscrições homologadas.

Podem se submeter ao Celpe-Bras cidadãos estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil e no exterior, com no mínimo 16 anos completos na data do exame, e que não tenham o português como língua materna. A escolaridade mínima para fazer o exame é equivalente ao ensino fundamental brasileiro.

do Celpe-Bras no Diário Oficial

Portal MEC

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação