O advogado Silvio Pinheiro assumiu nesta quinta-feira, 22, a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ex-secretário de urbanismo da Prefeitura de Salvador, Pinheiro chega ao FNDE num momento estratégico para o Governo Federal. Com muita experiência em gestão e processos, o novo presidente do FNDE trabalhará durante o recesso de fim de ano, para chegar a 1; de janeiro com o primeiro diagnóstico da instituição concluído.
Pinheiro afirma que este é um momento muito oportuno e que ;o FNDE começará o ano com novidades na execução de alguns programas, por exemplo, o Fies;. Ele anunciou ainda que ;o ministro da Educação, Mendonça Filho, pretende lançar o novo formato do Fies no começo do ano e que também serão feitos ajustes no calendário de ações.;
;É o momento de nos unirmos em torno de um mesmo objetivo e de aumentar a autoestima do nosso povo;, assim ele define sua chegada à autarquia. Sobre seus próximos passos na condução do Fundo, Pinheiro afirma que ;é um desafio muito grande e de muita responsabilidade;.
"Um misto de alegria, mas também de preocupação, um sentimento de muita responsabilidade. O FNDE é o órgão executor de quase todas as políticas públicas de educação do país, tem intervenções em todos os estados e municípios, é uma responsabilidade muito grande. O tema da educação é amplo. Portanto, para virar a página e alçar voos maiores, precisamos de mais investimento na educação e o FNDE é o braço que permitirá este avanço."
Pinheiro destaca ainda as ações do Ministério da Educação para o crescimento e ampliação das políticas públicas de educação para todos os estados e municípios brasileiros. ;O ministro Mendonça Filho tem feito um trabalho importante e desempenhado muito bem seu papel. A avaliação de todos em Brasília é que o trabalho tem sido diferenciado. Agora é colaborar com Mendonça para, juntos, atravessarmos esse momento difícil no país. Trago na bagagem a mesma seriedade e responsabilidade com que tratei os assuntos no governo da Bahia, na gestão de ACM Neto, para o FNDE;, concluiu.
Potal MEC