Ensino_EducacaoBasica

Ministério da Educação reafirma apoio a plano de expansão do instituto

postado em 13/01/2017 19:57

O Ministério da Educação reafirmou o apoio à expansão do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que funciona no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. O ministro da Educação, Mendonça Filho, conheceu nesta sexta-feira, 13, o terreno no qual será construída a nova unidade do instituto. A idealização de um segundo campus faz parte do plano de expansão física e de atividades elaborado pela instituição para o biênio 2017-2018. As obras devem se estender até o ano de 2021.

;O Impa sempre contará com nosso apoio. Eu já aloquei, inclusive, recursos para o orçamento de 2017 com essa finalidade;, disse. O plano de expansão do Impa também contempla o projeto biênio da matemática, com vistas a popularizar a disciplina e coordenar iniciativas que propiciem uma melhora no ensino.

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, explica que a proposta de expansão das atividades e das instalações físicas busca, sobretudo, expandir o trabalho que o instituto já desenvolve, para permitir que sirva cada vez mais à sociedade na missão de contribuir para o desenvolvimento da matemática no país. ;Nós somos uma instituição de pesquisa, mas que está comprometida com a matemática em todos os níveis no país, desde o ensino até a popularização e as aplicações da matemática no setor produtivo.;

Uma novidade na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é o destaque do biênio da matemática. A partir de 2017, o evento será aberto para todas as escolas brasileiras. Até a edição 2016, somente as escolas públicas podiam se inscrever. Com essa mudança, a expectativa é que o número de participantes suba dos atuais 18 milhões para até 21 milhões de candidatos.

Também no próximo biênio, o Brasil sediará dois grandes eventos voltados para a área da matemática: a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), ambos no Rio de Janeiro. ;Estamos tirando proveito da oportunidade desses dois grandes eventos no país para promover uma agenda positiva em prol da matemática ao longo desses dois anos;, disse Marcelo.

Realizada desde 1959, a Olimpíada Internacional de Matemática é a mais importante competição internacional da área, com a participação de cerca de 100 países de todo o mundo. Pela primeira vez no Brasil, o evento será realizado de 12 a 23 de julho de 2017.

Em 2018, será a vez do Congresso Internacional de Matemáticos chegar ao país. Realizado pela primeira vez no hemisfério sul, o evento ocorrerá de 1; a 9 de agosto do ano que vem. O Congresso vai reunir pesquisadores da área do mundo inteiro, trazendo à evidência o progresso da região nos últimos anos.

Outros 14 eventos já estão programados para 2017 e 2018, como um esforço do Impa na tentativa de melhorar a imagem da matemática, despertar o interesse e torná-la mais próxima do cidadão. O Festival da Matemática, previsto para começar ainda em 2017, promoverá uma feira gratuita com oficinas, palestras, atividades, cinema e teatro. As escolas públicas vão receber convites e as atividades ocorrerão de quinta a domingo.

Também está prevista a realização do 3; Simpósio de Formação do Professor de Matemática. E a Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia 2017, que nesta edição traz o tema ;A Matemática Está em Tudo;, ocorrerá de 23 a 29 de outubro.

;O Impa desenvolve uma política que tem difundido muito a matemática no Brasil e atraído jovens talentos. Meu desejo é que essa política também sirva para que a gente transforme esses jovens talentos em professores e em pessoas que possam ajudar no ensino da matemática, como monitores, colaboradores, para que a gente possa difundir a matemática no Brasil como um todo;, destaca o ministro Mendonça Filho.

Impa

Criado em 1952, o instituto tem por missão realizar pesquisas em ciências matemáticas e afins, formar pesquisadores, difundir o conhecimento matemático e sua integração com outras áreas da ciência, cultura, educação e do setor produtivo. Para tanto, o Impa desenvolve atividades variadas, como pesquisa de alto nível, formação de mestres e doutores, programas de pós-doutorado e de intercâmbio científico, eventos científicos, programas de treinamento de professores, olimpíadas de matemática (com destaque para a Obmep e a OBM) e iniciativas que visam a popularização da disciplina.

[VIDEO1]

Portal MEC

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação