Ensino_EducacaoBasica

Alunos vão participar do Harvard Model United Nations

A conferência, uma simulação da ONU, começa na próxima quinta-feira (29)

Ana Luiza Vinhote - Especial para o Correio Braziliense
postado em 19/01/2017 11:57

Quem nunca desejou viajar para exterior? Imagina juntar essa vontade e ainda conhecer um pouquinho da cultura e política de cada país? Dezenove alunos do colégio Sigma embarcaram esta semana para Boston, nos Estados Unidos, para participar do Harvard Model United Nations (HMUN), que é uma simulação das Organização Nações Unidas (ONU). A conferência, que começa na próxima quinta-feira (26) e acaba em 29 de janeiro, reúne estudantes do ensino médio de vários países na Universidade de Harvard para debater questões de líderes mundiais e elaborar respostas para essas perguntas globais. Durante o evento, os alunos também terão noção de como equilibrar os interesses nacionais com as necessidades da comunidade internacional e conhecer sobre os poderes e limitações da negociação internacional.

Os estudantes participaram de eventos internos da escola, como Sigma Múndi, realizado para simular as atividades do legislativo brasileiro e a reunião geral da ONU. Aqueles que mais se destacaram durante a atividade foram selecionados para viajar aos Estados Unidos. Além da experiência pessoal, participar do HMUN é uma oportunidade de unir cultura, conhecimentos gerais e acadêmicos e aprimoramento da língua inglesa em uma mesma viagem.

Alunos do colégio Sigma vão participar do Harvard Model United Nations

Expectativa

Natalia Alves, 17 anos, filha de médicos, acredita que, além de ser um oportunidade única para aplicar o que ela já aprendeu em sala de aula, a participação no HMUN, vai ser muito boa para o currículo. ;É uma experiência que levarei para a vida. Espero enfrentar desafios e conhecer novas culturas. Também quero fazer muitas amizades;, comenta a aluna, que ficou muito emocionada quando soube que ia participar do evento.

A conferência, uma simulação da ONU, começa na próxima quinta-feira (29)

Estudante do terceiro ano do ensino médio, Pedro Henrique Torres, 16 anos, acha que a simulação das Nações Unidas vai ajudar a não deixar que os estudos sejam interrompidos nas férias. ;Estou com um expectativa muito boa. Desejo conversar com pessoas novas de diferentes culturas. Fiquei eufórico quando soube que teria a oportunidade de participar. Então, quero aproveitar muito;, conta o estudante.

A conferência, uma simulação da ONU, começa na próxima quinta-feira (29)

Ingrid França, 18 anos, acabou de concluir o terceiro ano do ensino médio e ressalta a importância da participação nesse tipo de evento. ;Eles estimulam a liderança, negociação e o comportamento diplomático dos alunos e isso é uma grande contribuição para o nosso trabalho acadêmico;, diz a estudante.

A conferência, uma simulação da ONU, começa na próxima quinta-feira (29)

Além de todas os benefícios citados pelos colegas, Gabriel Ramos, 16 anos, filho de uma empresária e de um advogado, acha que é uma boa oportunidade para conhecer a universidade americana. ;Caso a gente tenha interesse em estudar em uma faculdade dos Estados Unidos, vamos ganhando experiência. Também é uma forma de ir desenvolvendo independência;, acredita o aluno do terceiro ano do ensino médio.

A conferência, uma simulação da ONU, começa na próxima quinta-feira (29)

* Estagiária sob supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação