A influência dos professores foi determinante para a escolha acadêmica dos amigos Alessandro Almeida Souza e Vitor Bruno da Silva, estudantes do Centro de Ensino Médio 2 de Ceilândia. Aos 17 anos, os jovens, que estudam juntos desde o ensino fundamental, vão cursar química na Universidade de Brasília (UnB). ;Nos apaixonamos pela disciplina e quisemos seguir a carreira pela admiração ao nosso professor do ensino médio;, conta Alessandro.
Para Vitor, outro apoio foi essencial para realizar o sonho de passar no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da instituição. ;No início eu não levava as provas tão a sério, mas meus pais não me deixaram desistir, sabiam que, se eu continuasse, conseguiria a vitória;, confessa o morador de Ceilândia. Os colegas que agora estudarão juntos na universidade sonham em se tornar professores e peritos. Eles integram o grupo de 46 representantes da unidade educacional aprovados em primeira chamada na seleção da UnB, de acordo com a Secretaria de Educação.
Assim como eles, o adolescente Mateus Ribeiro, de 17 anos, se espelhou em um professor para definir o que queria fazer no futuro. ;Vou cursar história e quero fazer mestrado e doutorado;, planeja o jovem. A colega de sala Kananda Gabryelle dos Reis, de 17 anos, passou para o bacharelado em terapia ocupacional. ;Meu objetivo é ajudar as pessoas, fazer a diferença na vida de alguém;, diz a jovem.
Para garantir uma vaga na área da saúde, a rotina de Kananda era estudar pela manhã na escola, fazer as tarefas do dia e revisar o conteúdo à tarde. Além disso, ela e os meninos assistiram às aulas do , projeto da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude que ofereceu preparação gratuita para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de setembro a novembro de 2016.
Prestes a entrar no ensino superior, os alunos já sentem saudades da escola. ;Vamos sentir falta dos professores, do clima, do espaço e da galinhada servida da cantina;, brinca Mateus. ;Sem dúvidas ela [escola] foi fundamental para que conseguíssemos conquistar essas vagas;, completa Kananda.
Destaques entre as escolas da rede pública do DF
Os estudantes da rede pública preencheram 879 das 2.025 vagas oferecidas pela instituição federal, o equivalente a 43,4%. Com 46 aprovados, a escola de Ceilândia foi uma das que mais tiveram alunos selecionados. O diretor Wilson Venâncio, à frente da unidade há 16 anos, destaca o trabalho da equipe em incentivar os estudantes para além do conteúdo, com foco em aulas de redação e nos simulados aplicados ao longo do ano. ;O objetivo era transformar a prova em algo corriqueiro, sem surpresas, e prepará-los para ir longe.;
Além de Ceilândia, as unidades de ensino que mais se destacaram no número de aprovações foram os Centros de Ensino Médio Setor Leste e Setor Oeste, ambos no Plano Piloto, com 64 e 55 estudantes selecionados pela UnB, e o Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte, com 49 aprovados.
Para o diretor da instituição de Taguatinga, Adriano Moura Neradil, o resultado também é fruto de projetos que abordam não só os conteúdos das disciplinas, mas a cidadania. ;Cobramos muito, de forma que o estudante tenha consciência da importância do exame e que tenha a vontade de se tornar um cidadão completo;, diz o educador.
Para o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, o resultado é a soma da dedicação dos estudantes às políticas de incentivo aos pré-vestibulandos, como os cursinhos sociais e a promoção de simulados da prova da UnB para todo o sistema educacional do DF, por meio do programa Por Dentro dos Exames do Ensino Médio, lançado em 2015.
;Ficamos muito felizes ao vermos o crescimento dos nossos alunos na UnB;, diz o titular. Outro ponto de destaque em 2017, segundo o secretário, é o perfil dos cursos nos quais os alunos foram aprovados. ;Além das aprovações comuns nas áreas de humanas e educação, percebemos um aumento significativo na procura pelas ciências e pelas engenharias;, destacou Filho. Só para as opções de engenharia, 138 alunos conquistaram vagas.
Outros cursos que mais receberão alunos da rede pública em 2017 serão, pedagogia (35), ciências contábeis (30), farmácia (28) e administração (25).
Neste ano, o objetivo da pasta da Educação é manter os programas e assegurar o caráter abrangente das medidas para os estudantes da rede. ;Continuaremos aprofundando essas políticas para estimular e preparar os alunos para o mundo do trabalho;, reforça o secretário.