Mais escolas do Distrito Federal voltaram, nesta segunda-feira (30), às aulas, seguindo o calendário definido pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe). Pelo cronogragama da entidade, que representa 503 estabelecimentos de ensino, o início do ano letivo da rede em 2017 estava previsto para 25 de janeiro. O Sinepe, porém, não sabe informar se todos os 183 mil alunos estão em sala de aula ; o que deve ocorrer até o fim de fevereiro.
Hoje, alguns colégios prepararam eventos para celebrar o primeiro dia de aula. O Le Petit Galois inovou no quesito volta às aulas. Os professores receberam os alunos vestidos de reis, princesas e personagens da literatura infantil. A ação faz parte do projeto integrador da instituição e fez sucesso entre as crianças do ensino fudamental I. ;Apresentando esse universo lúdico às nossas crianças, estamos despertando o gosto pela leitura, pelo livro, além de aguçar a criatividade e a imaginação, enriquecendo a formação intelectual;, explica a professora Eliane Perdigão, diretora pedagógica do Le Petit Galois. Os alunos do ensino fundamental assistiram a uma missa.
Os estudantes do Centro Educacional Leonardo da Vinci também tiveram novidades no primeiro dia de aula e uma das principais foi a nova ambientação do ensino médio e as campanhas internas que serão desenvolvidas ao longo do ano. A nova rotina, as matérias e conteúdos que serão aplicados ao longo do ano e, principalmente, os novos amigos deixam os alunos em polvorosa para o primeiro dia de estudos. Foi assim com Isadora Alves Mutão, com a Luana Fontana Machado e com o Daniel Paim (foto).
Confira como foram as recepções das escolas [FOTO872516]
Os estudantes têm 12 anos e estão no 7; ano do ensino fundamental do Ciman, uma escola particular da Octogonal-DF. A instituição organizou uma hora cívica, na qual os professores e funcionários do colégio deram as boas-vindas aos veteranos e também aos novos alunos. Uma das expectativas em comum aos três é a de rever os amigos, porém Isadora está ansiosa por algo em especial: as novas disciplinas. ;Nessas férias eu aproveitei muito, descansei, mas fiquei bastante ansiosa para voltar às aulas porque queria ver as matérias que mais gosto;, contou Isadora, que é fã de história, matemática, ciências e inglês.
Para Daniel, mudar de série é como entrar em uma fase em que os estudantes têm oportunidade de aprender coisas novas a cada momento. ;Na minha turma teve cinco pessoas novas e eu já fiz amizade. Acho que estudar ciências vai ser bem legal;, disse.
A orientadora educacional do Ciman, Neila Paim, explica que o início do ano letivo é um momento propício para que a relação entre aluno e professor seja construída e se fortaleça ao longo do ano. ;A filosofia que trabalhamos é a de manter sempre o contato com o aluno. É muito importante trabalhar com a afetividade, não no sentido de ser liberal, mas de mostrar as regras e fazer com que o aluno respeite, porque ele também é respeitado;, comenta.
Laura diz que uma das coisas de que mais gosta no ambiente escolar é a relação que tem com os funcionários. Além de estudar, a garota faz patinação artística e garante que recebe incentivo do colégio com relação ao esporte. ;Eu estava sperando voltar p ara escola para rever meus professores, que são muito legais;, explicou Laura.