Ensino_EducacaoBasica

Quer personalizar o material escolar?

Ana Luiza Vinhote - Especial para o Correio Braziliense
postado em 06/02/2017 20:05

[VIDEO1]

Aproveite aqui um passo a passo para deixar o caderno da escola com a sua cara

Cadernos, agendas, estojo, mochila ou lápis podem ser customizados com o que você quiser. E não pense que é preciso gastar muito dinheiro. Dá para aproveitar materiais que você tem em casa e deixar uma agenda simples com a sua cara, por exemplo. A decoradora de festas Lívia Louly fez um passo a passo de como decorar um caderno. Aproveite!


Erick Sampaio, 8 anos, e o amigo Mateus Shimola, 8 anos, preferiram comprar cadernos mais simples para customizarem.


Acho que vai ficar mais legal se eu decorar do meu jeito, além de ficar mais barato do que comprar um caderno mais elaborado, diz Erick.
Mateus concorda com o amiguinho.


O caderno vai ficar com a minha cara. Vou usar botões, adesivos, fitinhas e cola com brilho.

Materiais que você pode usar


; Não gaste muito dinheiro: é possível utilizar objetos que você tem em casa, como botões, fitinhas, lã, renda, entre outros.

; Abuse das cores: pegue papéis coloridos e corte nos formatos que você achar mais legais, como corações, estrelas, quadrados ou triângulos.

; Aproveite as coisas que você tem em casa: sempre tem jornais ou revistas velhas. Você pode cortar as letras desses materiais, por exemplo, para montar o seu nome, palavras ou frases.

[SAIBAMAIS]; A internet pode ajudá-lo. Você pode imprimir imagens de que mais gosta, como seu desenho favorito ou o super-herói preferido, para colar no seu caderno ou na agenda.

; Invista no brilho: qualquer armarinho vai ter lantejoulas e cola com glitter ou colorida. Não sai caro e você pode deixar seu material lindo.

; Cola branca resolve: geralmente você vai conseguir colar todos esses materiais com cola branca, mas você também pode comprar cola para tecido, que é mais reforçada.

; Cuidado para não se machucar: a tesoura vai fazer vários cortes legais, mas lembre-se de manusear uma sem ponta para não correr o risco de se cortar.

Passo a passo de como customizar um caderno
Material


; Um caderno simples
; Tesoura sem ponta
; Fitas coloridas
; Papéis coloridos
; Cola branca
; Adesivos ou recortes de revistas e gibis
; Botões
; Lantejoulas
; Cola com glitter (de preferência a furtacor, pois mantém a cor da imagem em que será aplicada, restando apenas o brilho quando a cola secar)

Modo de fazer:

1 ; Com a tesoura, corte um pedaço da fita e os papéis coloridos no formato que você quiser, com cuidado. Caso você não tenha a etiqueta para colocar seu nome, aproveite os papéis coloridos para criar uma retangular ou em formato de nuvem, por exemplo.

2 ; Passe a cola na área do caderno em que você quiser colar a fita. O melhor é que seja no meio ou nas bordas. Se passar a cola direto na fita, fica mais difícil para colar no lugar certinho. Dessa forma, você delimita o espaço em que serão colados os demais itens. Cole os botões nas pontas da fita para evitar que desfiem e proporcionar um acabamento melhor.

3 ; Agora é a vez do adesivo. Destaque do papel e cole onde você achar que fica mais legal. Caso você use os recortes de revistas e gibis, use pouca cola. Dica legal: recorte letras diferentes e forme o seu nome ou o nome da matéria daquele caderno. Você também pode complementar com imagens relacionadas àquela matéria.

4 ; Use a lantejoula em volta dos adesivos e recortes. Faça um traçado bem fininho com a cola e vá aplicando as lantejoulas cuidadosamente. Outra dica legal é fazer pontinhos de cola sobre a capa e cobrir com as lantejoulas.

5 ; Não se esqueça dos botões e das lantejoulas. É só passar a cola nos dois materiais e colar na parte do caderno que você achar mais interessante.

6 ; Para finalizar, você pode usar a cola com glitter para escrever seu nome, palavras, frases ou até mesmo fazer desenhos. A cola glitter dá o toque final na sua arte. Use ao redor ou sobre os desenhos. Você pode cobrir toda a imagem ou só aplicar em alguns detalhes. Você também pode fazer desenhos, seu nome e traços sobre a capa. Depois de secar, a cor de fundo se mantém, só que com um brilho muito especial. Dica: aperte pouco o frasco, para que a cola saia aos poucos. E muito cuidado até secar, para não borrar. Se você errar o desenho ou borrar é só limpar cuidadosamente com os dedos ou um cotonete (em caso de detalhes menores), antes de secar.

Lembrando que você pode abusar da criatividade e utilizar outros materiais que queira, como miçangas, sementinhas secas, palitinhos de picolé e retalhos de tecido.

Fonte: Lívia Louly, decoradora de festas infantis.

* Estagiária sob supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação