Nesta quinta-feira (9), a validade dos cartões do Passe Livre Estudantil de Brasília sem pendências nos cadastros volta a ser renovada diretamente nos ônibus da cidade ; não é preciso ir aos postos do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Desde a primeira semana de fevereiro, quando o sistema foi atualizado pelo órgão, problemas técnicos impediram que alunos usassem o benefício nos coletivos.
Segundo o diretor-geral do DFTrans, Léo Carlos Cruz, houve duas dificuldades. A primeira foi com os validadores dos coletivos, porque algumas empresas não atualizaram a lista de estudantes. A outra, depois de trocados os equipamentos, ocorreu no sistema eletrônico.
Devido à falha, as datas de validade de uso dos cartões, que expiravam em 15 de janeiro, não podiam ser alteradas para julho nos validadores dos ônibus, o que forçava os estudantes a ir aos postos do DFTrans, e isso resultou em longas filas.
;Agora, a menos que o cartão apresente defeito físico ou haja pendências no cadastro, todos conseguirão regravar a data nos validadores dos ônibus;, garantiu Cruz. Em casos de deformidades no chip ou na estrutura física do cartão, o usuário deve comparecer a unidades do DFTrans que prestam serviços ao programa Passe Livre Estudantil para fazer a troca e atualizar a validade do cadastro.
Agência Brasília