Ainda há vagas para a primeira edição de 2017 do Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). As inscrições terminam nesta segunda-feira, 20, e devem ser feitas pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC responsável pelo exame. Do total de 28 postos no Brasil e 58 no exterior, apenas nove estão com vagas esgotadas.
Podem participar estrangeiros ou brasileiros que não tenham por língua materna o português e aqueles que já têm o certificado e pretendem alcançar um nível de proficiência mais alto. Além de preencher um formulário, é preciso pagar a taxa de inscrição e encaminhar o comprovante de pagamento para o posto aplicador até 22 de março para homologação. As provas serão aplicadas entre 23 e 25 de maio e só poderão ser realizadas no posto aplicador escolhido no ato da inscrição.
Nesta edição, haverá provas nos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guiné-Bissau, Inglaterra, Itália, Líbano, México, Moçambique, Nicarágua, Nigéria, Paraguai, Peru, Polônia, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Suíça, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Certificação
O Celpe-Bras é a única certificação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros outorgada e reconhecida oficialmente pelo governo brasileiro. A prova é dividida em parte escrita e parte oral. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante em tarefas que envolvem práticas de uso da língua portuguesa no cotidiano.
O exame confere quatro níveis de proficiência em língua portuguesa. Para obter o certificado, é preciso alcançar pelo menos o intermediário. Quando o nível de proficiência em cada parte (escrita e oral) é diferente, prevalece o menor resultado. O Celpe-Bras foi aplicado pela primeira vez em 1998. Desde o segundo semestre de 2009, a aplicação do exame é feita pelo Inep.
Confira as em cada posto aplicador.
Para fazer a inscrição, basta acessar o .
Portal MEC