Ensino_EducacaoBasica

Professores da rede estadual entram em greve em São Paulo

postado em 28/03/2017 19:43

Os professores das escolas estaduais de São Paulo entraram em greve hoje (28), conforme decisão da assembleia realizada no último dia 15. Os servidores pedem reajuste salarial e se manifestam contra a Reforma da Previdência. Os números de adesão à greve e de escolas paralisadas não foram divulgados nem pelo governo paulista, nem pelo sindicato da categoria.

;É preciso lutar para preservarmos nosso direito à aposentadoria e, também, para recuperarmos parte do poder de compra de nossos salários, para que possamos buscar a valorização da nossa profissão e a melhoria da escola pública estadual;, disse, em nota, a presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Azevedo Noronha.

Segundo ela, a categoria está há quase três anos sem reajuste salarial. Izabel defende a aplicação da meta 17 do Plano Estadual de Educação, que prevê a equiparação dos salários dos docentes à média dos demais profissionais com formação equivalente. A dirigente acrescenta que, como já ocorreu em momentos anteriores, o governo do estado acena com uma recuperação salarial condicionada à retomada do desenvolvimento.

;Ora, o Brasil passou recentemente por fases de elevado crescimento econômico, sem que esse crescimento tivesse se refletido em nossos salários, nas condições de trabalho e em efetivo investimento na qualidade da educação no estado de São Paulo;.

A Secretaria Estadual da Educação disse, em nota, que ;mantém uma mesa de negociação aberta com os sindicatos da categoria, com interlocução direta do secretário José Renato Nalini". "A pasta acredita no compromisso dos professores com os estudantes e com a educação e para manter o atendimento dos alunos, a secretaria da Educação orientou as Diretorias de Ensino a convocarem professores eventuais para cumprirem jornada;. Segundo a secretaria, caso haja conteúdo perdido pelos alunos, haverá reposição.

;A pasta pagará a professores e servidores o bônus por mérito no valor de R$ 290 milhões. Sendo que, no último dia 7, já foi pago o salário com acréscimo de 10% a mais de 18 mil professores de educação básica I;, acrescentou a secretaria. São 240 mil professores na rede estadual, segundo dados da Apeoesp.

A pólítica de bônus prevê o pagamento de valores extras aos profissionais de educação a partir do bom resultado das escolas nas avaliações de desempenho que são aplicadas pelo governo. Para Izabel, o mecanimso não resolve a questão salarial porque o valor não é incorporado ao vencimento e à aposentadoria dos servidores. ;Nossa luta é por uma política salarial justa para professores da ativa e aposentados e não essa falida prática de pagamento de bônus;.

Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação