O desenvolvimento da leitura no Brasil será tema da audiência pública que a Comissão de Educação realiza nesta terça-feira (18), a pedido da deputada Pollyana Gama (PPS-SP). ;A promoção de ações que promovam o hábito da leitura nos mais distintos ambientes de formação em nosso País compõe o rol de estratégias para constituição de nossa equidade social;, afirma a deputada. ;Infelizmente, o Brasil ocupa o 59; lugar em leitura, segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes de 2015;, lamenta.
Pollyana Gama ressalta que, embora a 4; pesquisa ;Retratos da Leitura no Brasil;, realizada pelo Instituto Pró-Livro publicada em 2016, revele modestos avanços, por outro lado ;confirma o longo caminho a ser percorrido para que tenhamos uma nação leitora;.
A deputada lembra ainda que a maior parte dos leitores brasileiros têm mais escolaridade e uma renda maior. O que, segundo ela, indica desafios a serem superados para democratização da formação do hábito da leitura. ;É em meio a esse contexto que surgem questionamentos como ;Quais ações concretas de políticas públicas ou da iniciativa privada tem sido desenvolvidas com êxito para promoção do hábito da leitura em nosso País?;, se pergunta a parlamentar.
Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
- o coordenador-geral dos Programas do Livro do Ministério da Educação, Wilson Aparecido Troque;
- o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Cristian Brayner;
- o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Luís Antonio Torelli;
- a organizadora responsável pela Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil - 2016 do Instituto Pró-Livro, Zoara Failla;
- a representante da Fundação Itaú Social Claudia Sintoni.
A audiência será realizada no plenário 10, a partir das 10 horas.
Agência Câmara