As escolas da rede pública cujas diretorias foram indicadas pela Secretaria de Educação terão novas eleições em 21 de junho. Na mesma data, ocorrerá o pleito para a escolha do conselho escolar em todas as unidades de ensino. .
De acordo com a comissão eleitoral central, cerca de 50 escolas passarão pelo processo de seleção de diretoria. Para concorrer aos cargos de diretor ou vice-diretor, entre outros requisitos, o servidor precisa ser ativo e estar inserido nas carreiras magistério público ou assistência à educação.
. Como algumas unidades não apresentaram chapas, a secretaria indicou ocupantes para os cargos, tendo de convocar nova eleição em 180 dias.
Em relação ao conselho, eles serão compostos por membros da escola e da comunidade local. Estão aptos a votar estudantes acima de 13 anos, pais, professores, profissionais de funções de assistência à educação e professores temporários com, no mínimo, dois bimestres na escola.
A quantidade de pessoas no conselho varia de 5 a 21 membros de acordo com a de alunos matriculados.
Tanto para representantes da diretoria quanto para conselheiros o mandato é de três anos, com possibilidade de uma reeleição para igual período.
De acordo com o cronograma, as inscrições das chapas e dos candidatos ocorrerão de 8 a 12 de maio. A divulgação do resultado está prevista para 22 de junho.
Agência Brasília