Estão abertas as inscrições para o programa Cátedra Capes/Universidade de Harvard, que vai selecionar professor pesquisador sênior do Brasil, especialista em qualquer disciplina ou área acadêmica, para bolsa de até 12 meses na instituição norte-americana. O candidato escolhido irá ocupar a vaga de professor visitante, responsável por ministrar aulas e palestras, orientar alunos de pós-graduação e pesquisadores, bem como participar de grupos de pesquisa. É exigida fluência em inglês.
A cooperação entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade de Harvard existe desde 2012. Um dos objetivos é aumentar as contribuições de notáveis pesquisadores e educadores do Brasil na instituição anfitriã.
Apenas professores e pesquisadores residentes no Brasil e que se dediquem integralmente à atividade acadêmica podem concorrer. São requisitos, ainda, ter concluído o doutorado até dezembro de 2001, ser vinculado ao quadro permanente de instituição de pesquisa ou educação superior e ser docente e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes. Serão vetadas inscrições de candidatos que tenham recebido bolsa ou auxílio financeiro de agência pública federal para outra cátedra no exterior.
O valor da bolsa ofertada pelo programa é de US$ 10,4 mil, pagos apenas nos meses de efetiva permanência nos Estados Unidos, somados a auxílio para o deslocamento e para o seguro saúde. Pela instituição anfitriã, o selecionado receberá US$ 8 mil, para ajudar nas despesas pessoais, como de instalação, ou relacionadas à pesquisa.
O professor terá acesso às instalações e serviços da universidade regularmente fornecidos a acadêmicos visitantes, como espaço de escritório e conexão à internet, laboratórios e equipamentos apropriados, bibliotecas e outras comodidades.
As inscrições seguem até o dia 30 de junho e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no . O candidato deverá preencher um formulário em português e enviar os documentos necessários. O resultado da programa Cátedra Capes/Universidade de Harvard tem divulgação prevista para abril de 2018 e o início das atividades na universidade deve ocorrer a partir de setembro do mesmo ano.
[VIDEO1]
Portal MEC