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Laboratório de estudos criado por escola garante grande aprovação no Enem

postado em 28/04/2017 16:22

Ser aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o sonho de muitos jovens que cursam o ensino médio. Para que seus alunos tenham maiores chances de boas notas no exame, a escola Pedro Joaquim de Jesus, da cidade de Teotônio Vilela (AL), de pouco mais de 40 mil habitantes, criou um laboratório de estudos ; o Lab Enem, no contraturno escolar. A iniciativa garantiu a aprovação de mais de cem jovens, sendo 44 deles em instituições públicas.

Luiz Elias da Silva Filho, de 15 anos, é um dos aprovados. O estudante passou em primeiro lugar no curso de engenharia civil na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele chegou à escola Pedro Joaquim de Jesus no terceiro ano do ensino médio e logo ingressou no laboratório e nos preparativos para o Enem, deixando de lado até mesmo a ideia de tentar um cursinho no turno contrário do colégio.

;Eu gostei muito da didática;, observa o estudante. O professor de física mostrava assuntos de matemática, física, química, às vezes até de biologia. Professor de humanas, se ele começasse a falar sobre preconceito racial, aí ele ia falar sobre o preconceito racial na história, a distribuição geográfica da população e qual a relação disso com as etnias e assim sucessivamente. Além das questões que os professores passavam em sala, a gente recebia uma apostila com questões para responder em casa e também de exames anteriores;, conta Luiz Elias.

Para quem acha que não tem chances, o estudante mostra que todos podem conseguir. ;É um sentimento de satisfação, e também pensar que não é a questão de impossível. É simplesmente planejar o que você vai fazer;, disse. Ele afirma que nunca deixou de sair com os amigos ou de praticar esportes. ;Só que eu separava um tempinho para revisar os assuntos. Se você desanimar, se você não passou de primeira e desanimar, aí a situação vai piorar. É melhor, se você não passou de primeira, ver qual foi o erro e tentar evoluir;, aconselha.

O estudante, que aguarda o início das aulas na universidade, se prepara agora para ser um dos voluntários do Lab Enem.

Projeto

Idealizadoras da proposta, a diretora Maria de Fátima Pimentel Gomes e a coordenadora pedagógica Anna Carolina de Melo Vasco observaram um salto na aprovação dos alunos desde a sua criação, no ano passado. Para Maria de Fátima, as aulas organizadas no contraturno são uma oportunidade para que os estudantes não desistam da vida acadêmica e superem as dificuldades encontradas na pequena cidade do agreste alagoano.

;Temos uma proposta e uma vontade de que os alunos saiam do ensino médio para a faculdade. Então, temos que colocar nesses meninos o sonho de ir para uma faculdade, de ter uma profissão, de mudar a história de vida deles e sair da vulnerabilidade;, relata a diretora. Para conseguir atender a todos os 1.978 alunos, que moram tanto na cidade como na zona rural, o Lab Enem faz simulados para estudantes do primeiro e segundo ano; exercícios e reforço do conteúdo e redação para os concluintes do ensino médio.

Para a coordenadora pedagógica, Ana Carolina, que também é ex-aluna da escola, o método tem agradado as turmas e reunido professores voluntários, que auxiliam na rotina de estudos. ;Ver as narrativas que melhor se adequassem aos alunos, a partir dos simulados, ver as dificuldades, fraquezas, pontos fortes, e também focar mais nas dificuldades deles e assim por diante. Este ano a procura foi bem maior e espero que a empolgação inicial deles continue até a prova do Enem;, diz.

Os alunos são acompanhados também depois do exame, para que não percam prazos e conheçam quais as opções existentes, por meio do Ministério da Educação, para ingresso na universidade. Depois da divulgação do resultado do último Enem, a coordenadora pedagógica juntou novamente os alunos. Deste vez, para explicar como funcionam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Portal MEC

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