Com mais de 700 obras lidas, Adelmo Antoniassi, de 46 anos, se anima ao poder trocar livros na Biblioteca Pública do Guará. Morador da região desde 2001, ele conta que o amor pela leitura vem de família. ;Sempre tivemos muitos livros em casa.;
Agora, ele está interessado em filosofia. Para complementar seus estudos, levou para casa exemplares da coleção 90 minutos, do escritor britânico Paul Strathern. Os livretos trazem fragmentos biográficos, com contextos históricos e com as principais ideias de filósofos conhecidos mundialmente.
Em contrapartida, Adelmo deixou na biblioteca mais de dez livros, entre eles alguns exemplares com poesias de Carlos Drummond de Andrade.
A campanha de troca de obras faz parte da programação de aniversário de 48 anos do Guará e vai durar até 31 de maio. A biblioteca fica na Casa da Cultura, na área especial do Cave. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. Aos sábados, fica aberta apenas a sala de estudos, das 8 às 18 horas.
Poderão ser trocadas obras de literatura nacional, estrangeira, infantil e técnica. A campanha não envolve livros didáticos, de cunho político-partidário, listas de endereço de telefone, teses, dissertações, enciclopédias e os que tenham carimbos de outras instituições.
A biblioteca oferece mais de 8 mil títulos de autores brasileiros. As obras se dividem em diversas categorias, como romances, poesias e crônicas. Além disso, o acervo conta com livros para quem se prepara para prestar concursos públicos.
Para Adelmo, o importante é fazer a leitura rodar. O futuro professor doou mais obras que pegou. ;O conhecimento é para ser compartilhado;, acredita.
Troca de livros
Até 31 de maio
De segunda a sexta-feira
Das 8 às 22 horas
Aos sábados (somente a sala de estudos fica aberta)
Das 8 às 18 horas
Na Biblioteca Pública do Guará (Área Especial do Cave, ao lado do ginásio de esportes)
Mais informações: (61) 3383-7286
Agência Brasília