Ensino_EducacaoBasica

MEC fecha parceria para oferecer cursos técnicos gratuitos online

postado em 26/05/2017 19:57

Ampliar o leque de soluções para a educação profissional e tecnológica a distância e fomentar a utilização da tecnologia na educação é o objetivo do acordo de cooperação técnica assinado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC e o Instituto TIM. Por meio da Rede e-Tec Brasil, iniciativa integrante das ações do Pronatec nesse segmento, são oferecidos 25 cursos abertos a qualquer pessoa interessada pelas temáticas.

;A oferta vai ao encontro do propósito da Setec, que é ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio públicos e gratuitos;, enfatiza a secretária Educação Profissional e Tecnológica, Eline Nascimento. ;Esta modalidade permite que pessoas que não possam fazer um curso presencial tenham acesso a cursos online, podendo estudar em qualquer lugar, a qualquer horário;.

Entre os cursos oferecidos estão linguagens de programação, banco de dados, websites, desenho de jogos e design de interfaces. Até o momento, 22 institutos federais, um Centro Federal de Educação Tecnológica e o Instituto Dom Moacyr já instalaram ou estão em processo de instalação de suas plataformas.

;As instituições podem disponibilizar na plataforma cursos específicos voltados para o plano pedagógico utilizado por elas, reforçando os conteúdos ministrados e ajudando na aprendizagem dos alunos;, acentua a secretária. Desenvolvido na modalidade MOOC (massive open online courses), o código da plataforma é aberto, permitindo que as instituições adaptem as modalidades a seus interesses e objetivos.

Instituto TIM

Fundado em 2013, o Instituto TIM tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano e utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Os cursos oferecidos pela plataforma TIM Tec podem ser vistos

Portal MEC

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação